F.M.F x Ruy Barbosa / amistoso de futsal feminino / Foto: Léo Bueno |
As queixas no DownDetector vêm se acumulando desde hoje de manhã. “Estou desde 5h tentando entrar e não carrega nenhuma função do app”, explica um cliente da Caixa. “Desde às 7h não consigo ter acesso a conta, fica somente carregando”, afirma outro.
Nos testes do Tecnoblog pela manhã, o aplicativo travava na tela “estabelecendo conexão segura” e não permitia acesso a recursos como saldo, extrato, pagamento de boleto e Pix. À tarde, o app funcionava normalmente.
A Caixa informa ao Tecnoblog que o aplicativo Caixa Tem está indisponível “em razão de problema em ambiente da provedora de serviços IBM, que é responsável pelo tráfego de informações do aplicativo”. O banco acionou a IBM para que o caso seja resolvido “o mais rapidamente possível”.
De fato, em seu painel de status, o IBM Cloud avisa que sofreu um problema no sistema de resfriamento do datacenter SAO01, em São Paulo. A empresa confirmou a falha às 11h44 (horário de Brasília). Às 14h26, a empresa disse que esse contratempo havia sido resolvido, e que os serviços devem voltar ao normal nas próximas horas.
O gráfico do DownDetector mostra que, mesmo às 16h, a pane no Caixa Tem ainda não foi solucionada. Os comentários mais recentes mencionam estar presos na fila de espera.
Nos últimos dias, o governo seguiu seu calendário para liberar o auxílio a diversos grupos de beneficiários:
O Caixa Tem foi responsável por um rápido processo de bancarização no Brasil durante a pandemia: o número de pessoas sem conta em banco despencou 73%, segundo um estudo realizado pela AMI (Americas Market Intelligence) em parceria com a Mastercard.
A Caixa deve oferecer em breve mais produtospara beneficiários do auxílio emergencial, incluindo títulos de capitalização, microcrédito, microsseguro e outros. A conta digital também deve ser usada para distribuir o Bolsa Família, o que pode aumentar ainda mais a demanda pelos serviços do app.