Síndrome mão-pé-boca é uma doença contagiosa causada pelo vírus coxsackie, mais frequente em crianças.
Na última semana apareceram alguns casos suspeitos em Macajuba, pedimos que ao primeiro sinal não mandem suas crianças para escola e evitem contato com outras pessoas para que possam impedir que haja a disseminação da doença, procure atendimento médico para que seja feito o diagnóstico correto e realizada orientações necessárias.
Na maioria dos casos é uma doença benigna e autolimitada com duração de cerca de 1 semana e o tratamento é baseado no controle dos sintomas, em raros casos há evolução para formas mais graves da doença necessitando de internamento.
Devemos nos atentar aos sinais clínicos característicos da doença, que são: presença de lesões vesiculares na mucosa oral e na língua e também em mãos e pés, incluindo a planta e a palma dos pés, podendo aparecer em outras partes do corpo, associado a febre, dor de garganta e recusa alimentar.
Precisamos prevenir a transmissão lavando as mãos após manuseio das crianças, principalmente após troca de fraldas, além disso, devem ser realizadas desinfecção de superfícies e objetos utilizados pela criança.
Assistam o vídeo da Drª. Lailla Gonçalves e sigam as recomendações.
Fonte: Ascom
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE