Repleta de missas para celebrar a crucificação, morte e ressurreição, a Semana Santa é considerada a época do ano mais importante para a Igreja Católica.
Mesmo assim, em um dia dessa semana não há missa: a Sexta-feira Santa, que em 2025 cai neste 18 de abril. A data é a única no ano em que não se celebra missa.
“É uma antiga tradição que acontece por conta do sacrifício de Jesus Cristo na cruz, quando ele se entregou por nós. A igreja se reserva da missa na data para manifestar o luto e o silêncio pela morte de Jesus Cristo”, afirma o padre Leandro dos Santos, pároco da Igreja Matriz São João Batista, de Caçapava.
Por outro lado, a igreja costuma fazer a Solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, onde são lidos textos e passagens bíblicas e adoração de Jesus, na cruz, onde ele deu a vida pelos fiéis, segundo a fé católica.
“Na Sexta-feira Santa não tem a presença eucarística, mas os fiéis recebem a Sagrada Comunhão (as hóstias), que é consagrada no dia anterior (Quinta-feira Santa), na Missa da Ceia do Senhor.”
Assim como a Quarta-feira de Cinzas, a Sexta-feira Santa também é um dia marcado pelo jejum e abstinência de carne, segundo a tradição católica.
Semana Santa em Macajuba
No domingo teve as procissões de Ramos pelas localidades do município
Confira algumas programações divulgadas pela Paroquia Santa Luzia de Macajuba
A programação de Nova Cruz:
Será feira: 15:00hrs Celebração da adoração da Cruz logo após via sacra pelas ruas.Padre Luis
Sábado: Vigília pascal as 20:00. padre Luís
Domingo: 19:00 celebração domingo da ressurreição diácono Genival.
Sede Macajuba
Nesta sexta-feira (18) Paixão de Cristo às 15:00 na Igreja seguida de Procissão com o Senhor Morto às 16:00 na Praça Alípio Fraga.
ABR 19
Benção do Fogo no Lajedo seguido de procissão até a Igreja e Vigília Pascal às 20:30.
ABR 20 Santa Missa de Pascoal às 19:00.
Deixa Comigo Macajuba 14 anos O Blog do Povo Macajubense.
PUBLICIDADE
