Fernanda Torres é a protagonista do filme "Ainda Estou Aqui"/ Foto: Divulgação
Nesta quinta-feira (23), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos anunciará todos os indicados para a edição de 2025 do Oscar. A expectativa é alta para que Fernanda Torres entre na lista da categoria de Melhor Atriz por seu papel no filme “Ainda Estou Aqui”, que também é forte candidato para Melhor Filme Internacional.
Após sua vitória no Globo de Ouro, a atriz cresceu vertiginosamente nas bolsas de aposta e agora aparece entre as favoritas para uma indicação. No site GoldDerby, que reúne estatísticas e previsões para o Oscar, a artista aparece na quinta posição.
Mas especialistas ressaltam que a campanha deste ano está acirrada, com diversos nomes fortes. A revista Variety, por exemplo, cita a quantidade de intérpretes renomadas que estão na corrida e como a temporada de prêmios só bagunçou ainda mais as previsões. Ao mesmo tempo, figuras que eram consideradas favoritas no início da corrida, como Angelina Jolie e Nicole Kidman, viram suas chances minguarem. No GoldDerby, hoje elas aparecerem em 7ª e 8ª posição, respectivamente.
Mas afinal, quem são hoje as atrizes que podem atrapalhar uma indicação de Fernanda Torres ao Oscar?
As favoritas a ganhar o Oscar de Melhor Atriz
Hoje, existe um certo consenso entre analistas de que quatro nomes são considerados praticamente certos nas indicações: Cynthia Erivo (por “Wicked”), Demi Moore (por “A Substância”), Karla Sofia Gascón (por “Emilia Pérez”) e Mikey Madison (por “Anora”). As quatro aparecem nas primeiras posições no site GoldDerby e constam em diversas listas de sites e publicações especializadas no tema.
Todas estas atrizes apareceram naqueles que são considerados os principais prêmios da temporada: o Globo de Ouro, o SAG Awards e o Critics Choice e o BAFTA. (explica a importância de cada um para o leitor que não saca de premiação. não precisa se alongar) Isso funciona como termômetro para entender que as intérpretes estão bem vistas entre os votantes de diversas premiações, o que atrai a atenção da Academia. Todos os filmes protagonizados por elas também são considerados fortes candidatos na categoria de Melhor Filme, o que historicamente favorece as atrizes.
É importante ressaltar que nem sempre a presença repetida em outras premiações garante uma vaga no Oscar. Em 2023, por exemplo, Viola Davis surgiu como indicada em todos os prêmios mencionados anteriormente por seu papel em “A Mulher Rei”. Entretanto, quando chegou a hora do Oscar, ela ficou de fora da lista final e Andrea Riseborough, que não havia sido indicada a nada, ficou entre as finalistas do Oscar.
Por isso, nada está gravado na pedra, e pode muito bem ser que uma das quatro consideradas favoritas fiquem de fora. Especula-se, por exemplo, que o destino de Cynthia Erivo pode ser o mesmo de Margot Robbie, que ficou de fora da categoria de Melhor Atriz por seu papel em “Barbie”, um blockbuster com características similares aos de “Wicked”.
De qualquer forma, são nomes que ninguém nega serem fortes.
E a vaga que falta para o Oscar de Melhor Atriz?
Pamela Anderson foi indicada ao Globo de Ouro e foi indicada também ao SAG Awards. O segundo prêmio chama atenção pois é concedido pelo Sindicato de Atores dos EUA. Muitos dos membros dessa organização também fazem parte do grupo de votantes da Academia.
Também contribui para o nome de Anderson que sua colega de elenco, Jamie Lee Curtis, tem feito uma campanha intensa pelo filme e já foi inclusive elogiada por seu carisma na campanha. Ao mesmo tempo, Pamela não ganhou nenhum prêmio relevante até o momento e o filme ainda tem pouca visibilidade.
Já Marianne Jean-Baptiste é um nome bastante respeitado pela comunidade de atores e recebeu aclamação por seu papel em “Hard Truths”, ganhando alguns prêmios importantes da crítica e também indicações ao Critics Choice Awards e ao BAFTA.
Porém, o filme é de uma produtora menor e a atriz quase não realizou uma campanha formal.
Já Fernanda tem a seu lado a vitória no Globo de Ouro, que veio junto do início das votações ao Oscar. A extensão do período de votação também ajudou a campanha de “Ainda Estou Aqui”, que agora aparece como possível indicado até em categorias como Melhor Filme.
Atualmente, Fernanda é a favorita. Agora, resta ver o que acontecerá na quinta.
Fonte: Band Uol