quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Com celular, morador de Vila Velha consegue registrar passagem de cometa



Compartilhe

                   
O cometa raro foi registrado cruzando o céu na Grande Vitória. (Ivan da Silva Mérico)

O analista de dados, Ivan da Silva Mérico, flagrou o cometa C/2024 G3 (ATLAS) cruzando o céu de Vila Velha no final da tarde de domingo (19). Ele conseguiu registrar através do aparelho celular a aparição rara. Segundo especialistas, esse pode ser o cometa mais brilhante do ano. 

“Percebi que ele ficou bem visível entre 19h10 e 19h30 na direção onde o sol se põe”, explicou Ivan, que fez as imagens do bairro Glória.

Marcelo de Cicco, astrônomo, doutor em astrofísica planetária e coordenador do Projeto Exoss - que monitora meteoros - explicou que o cometa está cada vez mais distante da Terra e do Sol, podendo voltar a ser visto a olho nu apenas daqui a 100 mil anos.

“Quando ele está bem próximo ao sol, o brilho aumenta, mas depende da posição da Terra também, caso esteja se afastando dela, o brilho irá diminuir cada vez mais”, disse Marcelo de Cicco.

Mas, segundo Luciana Fontes, associada ao Projeto Exoss, ainda será possível ver o cometa nesta segunda-feira (20) com binóculos ou telescópios.

Cometa raro é filmado cruzando o céu na Grande Vitória(Ivan da Silva Mérico)

O cometa C/2024 G3 (ATLAS) foi descoberto em 5 de abril de 2024 pelo sistema Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (ATLAS) em Río Hurtado, Chile.

Em 13 de janeiro de 2025, o cometa atingiu o periélio – o ponto da órbita de um planeta ou outro corpo celeste em que está mais próximo do Sol – aproximando-se a 0,093 unidades astronômicas (cerca de 13,9 milhões de quilômetros).

Fonte: A Gazeta 
                        PUBLICIDADE       







 PUBLICIDADE



   










Publicidade Google