Em conversa com o Blog do Povo Macajubense, Leticia, que é evangélica falou da responsabilidade e dos cuidados para quem vai exercer essa missão.
O que é capelania?
Capelania é a assistência e a execução de atividades religiosas em locais como hospitais, escolas, orfanatos, asilos, presídios, instalações militares e outras organizações. É comum que as pessoas que estão nesses locais precisem de uma palavra de alegria, esperança e consolo para continuar a viver. Por isso, o objetivo de um capelão é ajudar essas pessoas através de uma mensagem palavra inspirativa, isso pode ser feito através de conversas, palestra ou dinâmicas, por exemplo.
O que é preciso para exercer a capelania?
Um capelão deve ter empatia pelo próximo, evite julgar por mais difícil que a situação seja e ser muito responsável, pois aconselhar outras pessoas é um trabalho extremamente sério. Ter facilidade de conversar e estabelecer uma interação de confiança também são habilidades essenciais a serem desenvolvidas para se tornar um capelão.
É necessário ter certificação para ser capelão?
Sim, tanto se for um exercício profissional ou como uma prestação de serviço voluntário, é preciso ter diploma ou uma certificação para trabalhar com capelania.
Para se tornar um capelão militar, por exemplo, é preciso ser um ministro religioso (pastor, padre, etc.), ser formado em um curso superior em Teologia reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), ter experiência ministerial e ainda ser aprovado em concurso público.
Para realizar trabalhos voluntários em outras instituições como hospitais, asilos e orfanatos, é bastante frequente ser exigido algum tipo de certificação e preparo comprovado.
Deixa Comigo Macajuba 13 anos O Blog do Povo Macajubense.