É #FAKE imagem de suposto pedido de certidão de óbito de Lula — Foto: Reprodução
Circula nas redes sociais uma imagem que mostra um pedido do Hospital Sírio-Libanês para a emissão de uma certidão de óbito para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É #FAKE.
A imagem exibe o monitor de um computador como se fosse do Hospital Sírio-Libanês. Na tela, aparecem o nome e a data de nascimento do presidente, além de informações sobre um suposto óbito de Lula, registrado às 14h06 desta quinta-feira (12).
Por meio de nota, o Hospital Sírio-Libanês afirmou que a imagem é falsa. A instituição esclareceu que todas as comunicações oficiais sobre o estado de saúde do presidente são feitas apenas por boletins médicos e coletivas de imprensa.
Já a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República informou que Lula está em plena recuperação e se alimentando bem. O órgão afirmou que a imagem é falsa e que as informações verdadeiras estão nos boletins médicos divulgados pelo hospital.
Lula está internado em São Paulo desde terça-feira (10), quando passou por uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma na cabeça. O procedimento foi necessário ainda em decorrência a uma queda que o presidente sofreu no banheiro de casa em outubro.
Nesta quinta-feira, Lula passou por um procedimento complementar para evitar novos sangramentos. Segundo o Hospital Sírio-Libanês, o presidente teve dreno intracraniano retirado e está internado sob cuidados intensivos.
O último boletim médico de Lula, publicado às 19h desta quinta-feira, indica que o presidente está lúcido, orientado e conversando normalmente. Ele também se alimentou e recebeu visitas de familiares.
Essa é a segunda fake news da qual Lula é alvo desde que precisou ser internado para drenar um hematoma na cabeça. Nos últimos dias, circulou nas redes sociais uma montagem feita por inteligência artificial mostrando o presidente com a cabeça enfaixada.
Em outubro, também circulou uma notícia falsa apontando uma suposta morte de Lula, logo depois de o presidente ter sofrido uma queda.