A TV Record, através do programa "Domingo Espetacular" realizou uma investigação exclusiva. Brasileiros que foram estudar medicina na Bolívia fazem graves denúncias contra universidades.
Os jovens acusam professores de extorsão, assédio moral e sexual, e até de tortura. Uma das vítimas dessa situação foi Sebastião Junior, estudante de medicina natural de Ruy Barbosa.
A equipe do Domingo Espetacular desembarcou em Cochabamba, conversou com os principais envolvidos e ouviu relatos estarrecedores.
RELEMBRE O CASO:
Sebastião Peixoto Junior, natural da cidade de Ruy Barbosa/BA, foi encontrado sem vida em uma residência na cidade da Bolívia. A informação chegou no Brasil na tarde desta quinta-feira dia 14 de novembro de 2024.
Junior era estudante de medicina e faltava apenas 4 meses para concluir o internato. Por diversas vezes ele recorreu aos amigos e familiares para ajudar no custeio dos seus estudos no País vizinho. (relembre aqui). No final do ano passado, Junior fez outra vakinha online onde pretendia finalizar o curso (veja aqui).
Alguns amigos que estão na Bolívia foram até a casa de Junior e passaram alguns detalhes para o site Ruy Barbosa Notícias. Por volta das 23h (22h na Bolívia) uma equipe de polícia técnica local estava realizando o levantamento cadavérico.
DESABAFO
No dia 03 de novembro, Junior fez um desabafo em sua conta privada do Facebook relatando as dificuldades enfrentadas no ambiente de trabalho. Alguns dos desabafos em forma de graves denuncias . Junior chega acusar advogados de favorecer hospitais, além de suposta propina para que estudantes possam mudar de local. Junior alerta que expos assuntos que outros estudantes não tiveram coragem de falar por medo de represália.
Ele deixa esposa e uma filha recém nascida na Bolívia, uma filha no Brasil, Amigos e familiares.