Foto: Reprodução Agência Brasil
Levantamento mostra que 81,5% dos animais abandonados são cães. Segundo a OMS, mais de 30 milhões de bichos de estimação estão em situação de rua no Brasil
O abandono de animais cresce significativamente entre dezembro e fevereiro, segundo o estudo “Animais Abandonados e Devolvidos”, da Cobasi Cuida. A pesquisa aponta que 81,5% dos pets abandonados no Brasil são cães, a maioria deles adultos e sem raça definida. Entre os gatos, 97,5% são vira-latas.
Os cães de raça mais frequentemente abandonados incluem pitbull, shih tzu e chow chow, enquanto os vira-latas pretos e caramelos lideram as estatísticas gerais. Entre os gatos de raça, os mais citados foram siameses e persas.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 30 milhões de cães e gatos vivem em situação de abandono no Brasil. O IPB (Instituto Pet Brasil) revelou que, apenas em 2023, cerca de 185 mil animais foram abandonados ou resgatados após sofrerem maus-tratos.
A campanha “Dezembro Verde” tem como objetivo conscientizar a população sobre as consequências do abandono e promover a guarda responsável, especialmente durante o verão. Nesse período, muitas famílias viajam e acabam deixando os animais desamparados. +Menina de 12 anos morre baleada durante tiroteio na zona norte do Rio.
O abandono ou maus-tratos de animais é crime previsto por lei federal, com pena de dois a cinco anos de prisão. A legislação endurecida reforça a gravidade da prática, que também pode resultar em multas.