Transcrição de áudio do WhatsApp será liberada gradualmente
(ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
O WhatsApp anunciou a ferramenta de transcrição de áudio, que chega para todos os usuários do aplicativo de mensagens depois de meses de testes. A novidade foi apresentada nesta quinta-feira (dia 21/11). Com ela, o WhatsApp transforma qualquer gravação de voz em texto corrido, o que pode ser útil naqueles momentos em que você está ocupado ou num ambiente barulhento.
Com o lançamento oficial, o recurso será liberado gradualmente, no mundo todo, ao longo das próximas semanas. Em um primeiro momento, ele só estará disponível para transcrição em alguns idiomas selecionados, mas a Meta promete que a lista de opções vai aumentar nos próximos meses.
Transcrição aparece logo abaixo do áudio (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
Na semana passada, o Tecnoblog obteve com exclusividade a informação de que o WhatsApp estava testando a transcrição de áudios. Na ocasião, a Meta não deu um prazo: disse apenas que ele chegaria “em breve”.
A companhia ainda ressalta que a transcrição é feita no próprio dispositivo. Isso significa que as mensagens de voz não são enviadas para um servidor na nuvem — os áudios e os textos permanecem criptografados no aparelho.
Antes do lançamento do recurso nativo, era necessário recorrer a serviços de terceiros para transcrever áudios. Um deles é o bot ViraTexto, da desenvolvedora Blip, que funciona como uma conversa no WhatsApp. Além dele, há aplicativos com a mesma finalidade, como o Transcriber e o Transkriptor.
Como usar a transcrição de áudio do WhatsApp
Caso você já tenha recebido o recurso de transcrição de áudio, é necessário ativá-lo antes de usar.
Vá até “Configurações”, “Conversas” e “Transcrição de mensagens de voz”.
Ative a ferramenta.
Selecione o idioma da transcrição.
Feito isso, é possível pedir para o app transcrever os áudios.
Na conversa, toque e segure uma mensagem de voz.
Selecione “Transcrever”.
A transcrição da mensagem vai aparecer logo abaixo do áudio.
Fonte Tecnoblog