Peter Rodenbeck — Foto: Reprodução
Há 45 anos, o setor de alimentação no Brasil conheceu um de seus principais nomes: Peter Rodenbeck. Nascido em Michigan, nos Estados Unidos, e naturalizado brasileiro, o empresário foi responsável por introduzir no país grandes marcas internacionais do ramo, como McDonald's, Outback Steakhouse e Starbucks.
Rodenbeck faleceu na última sexta-feira, dia 18, em São Paulo, aos 85 anos, após uma batalha de sete anos contra um câncer, conforme noticiou o colunista do GLOBO Lauro Jardim.
Nos Estados Unidos, Rodenbeck se formou em administração bancária, finanças e contabilidade, pela Stern School, New York University; e em administração de saúde e tecnologia de informações na Harvard Extension School.
Em 1979, o empresário trouxe para o Brasil o McDonald's. Durante os 15 anos que ficou à frente da rede, ele ajudou a consolidar a marca e impulsionar o mercado de fast food no país.
“Eu vim para o Brasil em 1969, como funcionário do Citibank. Depois, devo ter ficado uns três anos, mais ou menos, no Garantia e então decidi criar a Realco, com a McDonald’s Corporation”, contou Rodenbeck no livro Braços Abertos para o Franchising, escrito pelos jornalistas Katia Simões e Roberto Prioste.
No início da década de 1990, o empresário fundou a Associação Brasileira de Franchising, seccional Rio de Janeiro, a ABF Rio, que presidiu de 1991 a 1993 e de 1993 a 1995.
Outback e Starbucks
Robenbeck também trouxe o Outback Steakhouse para o país em 1997. Sob sua liderança, a rede de restaurantes que serve comida americana com temática australiana cresceu e hoje conta com 173 unidades brasileiras. Ele também faz parte do conselho da Bloomin' Brands, empresa que, além do Outback, controla a Abbraccio e Aussie Grill.
Mais tarde, em 2006, o empresário ajudou sua mulher, Maria Luisa Rodenbeck, a implantar a rede de cafeteria Starbucks para o Brasil. Ela faleceu no ano seguinte em um acidente de carro no Rio de Janeiro.
Homenagens
Rodenbeck era conhecido por seu espírito inovador e sua busca incessante pela excelência. Ele foi um líder que inspirou não apenas seus colegas de negócios, mas também uma geração de empreendedores brasileiros.
“Peter liderou e inspirou uma legião de empreendedores em todo Brasil, além dos sócios e colaboradores de todos os restaurantes das marcas por onde passou, como exemplo de determinação, honestidade e generosidade”, afirmou a Bloomin' Brands, em nota.
A ABF destacou em um comunicado o trabalho filantrópico de Robenbeck. O empresário era presidente da Fundação do Câncer.
“Seu legado vai muito além do mundo dos negócios. Peter foi um líder comprometido com causas sociais e forte atuação filantrópica, sempre buscando a melhoria da qualidade de vida das comunidades ao seu redor, desde muito antes da chegada de conceitos de Responsabilidade Social e ESG”, diz o texto da ABF.
Fonte Extra Globo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE