Na tarde da última segunda-feira (28), foi anunciado o vencedor da Bola de Ouro 2024. O vencedor foi o meio-campista do Manchester City e da Espanha, Rodri.
A escolha surpreendeu o mundo do futebol que colocava o atacante Vinicius Jr. como o melhor do mundo.
Vinicius Jr fora do top 10
Entretanto, houve quem acreditou que Vinicius Jr. não esteve nem entre os 10 melhores do mundo na temporada 2023-24. Foi o caso do jornalista salvadorenho do El Gráfico, de El Salvador, Bruno Porzio. Ele adicionou três pontos principais para sua eleição: desempenho individual, títulos conquistados e fair play.
“Não considero Vinicius Jr um jogador decisivo em termos de jogo. Ele pode fazer gols importantes, criar jogadas importantes, mas sua movimentação em campo é em um espaço pequeno do campo. Ele não contribui na posse de bola, então acho que ele não é um jogador completo e não está entre os 10 melhores jogadores da Europa.”, afrimou Bruno Porzio.
Rodri fora do top 5
Além de Vinicius, o salvadorenho justificou a escolha de Rodri apenas na sétima colocação de sua lista devido à conquista “fraudulenta” da Espanha.
“É um jogador que não foi longe na Champions League, foi eliminado muito cedo. Um jogador decisivo não é eliminado cedo. A Espanha ganhou a Eurocopa de uma forma fraudulenta por um toque de mão do Cucurella não marcado. Por isso, não considero válido a Eurocopa da Espanha nos meus votos. Por cinco partidas e meia, não posso dar a ele a Bola de Ouro.”,
Confira o Top 10 de Bruno Porzio da Bola de Ouro
Jude Bellingham (Inglaterra, Real Madrid)
Erling Haaland (Noruega, Manchester City)
Toni Kroos (Alemanha, Real Madrid)
Lautaro Martínez (Argentina, Inter de Milão)
Dani Olmo (Espanha, RB Leipzig / Barcelona)
Hakan Calhanoglu (Turquia, Inter de Milão)
Rodri (Espanha, Manchester City)
Florian Wirtz (Alemanha, Bayer Leverkusen)
Phil Foden (Inglaterra, Manchester City)
Rúben Dias (Portugal, Manchester City)
Entenda a votação da Bola de Ouro
A Bola de Ouro, prêmio criado pela revista France Football há quase 70 anos, possui um sistema de votação distinto, que se diferencia do Fifa The Best. A seleção dos finalistas começa com uma lista inicial de 30 nomes, elaborada por jornalistas da própria publicação.
Após a elaboração da lista, a “France Football” escolhe um jornalista de cada país participante. Esses jornalistas são responsáveis por votar nos dez jogadores que consideram mais merecedores do prêmio. A pontuação é distribuída da seguinte forma: 15 pontos para o primeiro escolhido, 12 para o segundo, 10 para o terceiro e assim por diante, até 1 ponto para o décimo colocado.
Fonte CNN BRASIL