quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Porque os pardais podem ser uma ameaça a sua casa? pássaro vem causando transtorno em escola do município de Macajuba, providência ainda não foi tomada



Compartilhe

                                                    

Quem nunca olhou para cima de uma arvore, ou até mesmo no muro de sua residência e identificou pequenos passarinhos perambulando o local?

É isso mesmo, esses pássaros, popularmente conhecidos como Pardal, são uma espécie da família Passeridae. São pequenas aves encontradas mais abundantemente em áreas rurais, mas que se adaptam a diferentes lugares do mundo, vivem de forma tranquila, sem incomodar outras espécies.

Elas costumam se alimentar de sementes e insetos, em épocas de reprodução sua base alimentar se resume a insetos pequenos como lagartas, besouros, moscas e pulgões. Mas em geral, seu principal alimento são sementes.

POR QUE OS PARDAIS PODEM SER UMA AMEAÇA PARA SUA CASA?

Primeiramente, é importante ressaltar que a quantidade de pardais tem sido cada vez menor com o passar do tempo. Isso se dá por causa do desenvolvimento humano, da expansão territorial ser cada vez maior e o crescimento excessivo populacional, que força a sociedade e construir ainda mais em áreas verdes, gerando casas e diminuindo o habitat natural dos pardais.

Em segundo lugar, esses pequenos animais se encontram abaixo da cadeia alimentar, a presença deles no local pode ser motivo para atrair predadores considerados invasores. O que pode ser ruim quando esses animais estão próximos a crianças ou animais de estimação pequenos.

Além de tudo isso, eles são animais barulhentos e que sujam bastante quando estão construindo seu ninho.

Quem é que gosta de ficar limpando fezes de animais que não estão nem próximos de você? Pois é, além da sujeira que causa, suas fezes podem conter doenças e repassá-las para crianças ou até seus bichinhos de estimação.

Algumas das doenças mais conhecidas transmitidas por eles são a Criptococose, Dermatite por contato, Histoplasmose, Toxoplasmose, Salmonelose e entre outras muitas doenças.

Quase todas as doenças transmitidas por pardais têm micose, problemas respiratórios, problemas com o sistema digestivo, alergias e coceiras em comum, sendo caracterizados por doenças que causam problemas na pele do indivíduo contaminado. Isso torna sua neutralização ainda mais importante.

O QUE FAZER COM RELAÇÃO A ESSES PARDAIS?

Existem várias maneiras de fazer esses animais ficarem longe de seu território, um deles é eliminando as “mordomias” que esses bichinhos têm. Eles são animais que vivem a procura de uma boa moradia, um local seguro para construir seu ninho, alimento e água. Se você conseguir neutralizar ou dificultar seus acessos a esses itens, com certeza irão procurar outro local para ficar.

Porém, existem meios mais eficazes de tratar com o uso de repelentes que auxiliam você a se livrar de vez com os pardais. Normalmente, seus repelentes são aplicados em muros, telhados ou janelas que normalmente os pardais costumam pousar. O repelente funciona causando um forte incomodo nas patas desses animais, fazendo com que eles não se sintam bem, consequentemente, os afastando de vez.

O Deixa Comigo Macajuba já relatou em outras épocas, casos de escolas municipais, que tiveram que suspender as aulas por causa desse pássaro, esta semana alunos e professores da Escola Eurides Teles no Distrito de Nova Cruz relataram, que os pardais tem causado transtornos e a direção da Escola ainda não tomou nenhuma medida.

O Blog do Povo Macajubense entrou em contato com a direção da Escola, que informou, que está tentando resolver o problema.

Deixa Comigo Macajuba 13 anos O Blog do Povo Macajubense.



    PUBLICIDADE





Publicidade Google