O fim do sinal das antenas parabólicas antigas e a chegada do 5G
Até 2024, o sinal das antigas antenas parabólicas será desligado. Esse desligamento é necessário para que não haja conflitos com o novo sinal de internet 5G. Isso significa que se você não trocar sua antiga parabólica por uma nova digital, você poderá perder o acesso à TV.Se você faz parte do Cadastro Único e está inscrito em algum programa do governo federal e assiste TV através de uma antena parabólica tradicional, você tem direito a essa troca sem custos. Como as antigas parabólicas vão parar de funcionar em breve, é importante fazer essa substituição para continuar assistindo à TV.
Como solicitar seu kit gratuito
Visite o site ou ligue: acesse o site Siga Antenado ou ligue para 0800 729 2404 (que também atende via WhatsApp);
Informe seus dados: forneça seu CPF ou NIS (Número de Identificação Social);
Preencha o formulário: se você participa de algum programa social do governo, você poderá preencher um formulário com mais informações;
Verifique seu direito: se você estiver inscrito no CadÚnico e possuir uma antena parabólica tradicional, você será direcionado para um chat para agendar a instalação.
Por que essa troca é importante?
As antigas antenas parabólicas, muito usadas principalmente em áreas rurais, vão sofrer interferências do sinal 5G. Para ter a antena digital sem custos, é necessário estar inscrito no Cadastro Único e possuir uma parabólica convencional em funcionamento.
Quem fornece os novos equipamentos?
A Siga Antenado, uma organização criada pelas operadoras de 5G e supervisionada pela Anatel, é a responsável por fornecer os novos equipamentos. Você pode encontrar mais informações, inclusive a lista de cidades elegíveis e o processo de solicitação, no portal do Siga Antenado.