Embora existe meios de conseguir cadeira de rodas, no Brasil ainda é um processo burocrático, pois existe a deficiência permanente e existe a deficiência que pode haver recuperação.
No caso da deficiência permanente, aquela que não tem cura e o paciente necessitará de cadeira de rodas para sempre, a Secretaria de Saúde encaminha para órgãos do Estado como é o caso da Bahia, que existe o CEPRED Centro de Prevenção e Reabilitação do Portador de Deficiência é uma Unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) de Referência Estadual que tem como objetivo desenvolver ações de prevenção secundária, reabilitação e assistência às pessoas com deficiência física, auditiva, mental e com ostomias, de forma integral, com equipe multiprofissional, a Secretaria de Saúde de Macajuba faz o encaminhamento e o transporte do paciente.
Atualmente alguns casos já estão sendo encaminhado para a cidade de Itaberaba, agora no caso de deficiências não permanentes, a Secretaria de Saúde e Assistência Social do Município empresta a cadeira de rodas.
A filho de um idoso conta, que não conseguiu a cadeira de rodas para o seu pai, o município alegou que estavam todas emprestadas, ela ainda argumentou a qualidade da ambulância, que transportou um senhor com quase 90 anos.
A Secretária de Saúde do Município de Macajuba Sra. Renildes Santana informou, que no momento realmente estão emprestadas, mas que logo logo estará disponível, já a reclamação da ambulância ela disse, que não houve nada, apenas foi esquecido de puxar a trava de mão quando parou e o veículo balançou.
Deixa Comigo Macajuba 13 anos O Blog do Povo Macajubense.
Publicidade