sexta-feira, 1 de março de 2024

Golpista se passando por Banco Nubank é trolado por macajubense;assista



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No quarta-feira21, de fevereiro de 2024, um macajubense recebeu uma ligação de um golpista que fingia ser um atendente da Nubank, onde foi dito que havia uma compra no valor de R$ 2.000 reais nas lojas Magazine Luiza, e que precisaria cancelar pelo atendimento.


Nada burro, a vítima seguiu com a chamada, para ver até onde chegaria golpe.



Golpes 

Clientes do Nubank estão relatando serem vítimas de uma nova tentativa de fraude, através da qual os golpistas entram em contato via SMS ou ligação telefônica e alertam supostas compras em cartão e encaminham o consumidor para entrar em contato com falso 0800 do banco onde dados são roubados.

O cliente recebe uma ligação de um número, aparentemente, oficial do Nubank. Ao atender, ele é surpreendido por uma gravação que informa sobre uma compra que precisa da autorização dele ou, se não for reconhecida, o cancelamento. Ao optar pelo cancelamento, o cliente é direcionado para uma falsa central, onde ele passa a conversar com uma pessoa de verdade, e não mais um robô.

Em outros casos relatados por consumidores, o golpe inicia pelo recebimento de uma mensagem de SMS informando sobre compras supostamente realizadas pelo cliente e orientando ao consumidor a ligar para um número de 0800 do banco, caso não confirme a transação. O número, no entanto, é falso e ao fazer contato o cidadão cai no golpe.

Conforme análise realizada pelo Procon dos casos registrados no sistema, o que mais chamou atenção foi o caso de um consumidor que foi vítima do golpe através de ligação telefônica, sendo que os golpistas realizaram um empréstimo de R$ 50.750,00, uma transferência via pix de R$ 4.800,00 e outra transferência de R$ 4.600,00.

A orientação do Procon é que os consumidores devem estar cientes de que o banco não entra em contato com clientes solicitando a tomada de medidas como clicar em links, baixar aplicativos ou fazer operações financeiras e muito menos solicitam que os consumidores façam transferências ou pagamentos de boleto.

Em caso de dúvida a respeito de uma ligação ou SMS alegadamente da empresa, o consumidor primeiramente deve entrar em contato com os canais oficiais de atendimento do banco no prazo de 24 horas e, posteriormente, deve procurar o Procon para que o banco seja comunicado sobre o ocorrido e tome as devidas providências.

Conforme Súmula 479 do STJ, as instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias.


Além disso, o Código de Defesa do Consumidor em seu Art. 4º trata da Política Nacional das Relações de Consumo, que tem como um dos objetivos o respeito à segurança dos consumidores e, o Art. 6º, Inciso I do mesmo diploma legal elenca como um dos direitos básicos do consumidor a proteção à segurança.





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