sábado, 3 de fevereiro de 2024

Saiba tudo que rolou na Jornada Pedagógica 2024 em Macajuba



Compartilhe

A Prefeitura Municipal de Macajuba, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou nos dias 01 e 02 de fevereiro a sua Jornada Pedagógica 2024 com o tema Educação Integral na Contemporaneidade: A formação docente como estratégia para aprendizagens significativas.


O dia primeiro foi marcado pelo momento de acolhimento, seguido das palestras magnas, cujo intuito foi dialogar com os profissionais da educação em relação ao quanto ainda carecemos refletir para proporcionar uma educação que se faz integrada às diferentes dimensões do sujeito: física, emocional, Intelectual cultural e social. Esse trabalho foi conduzido pelo Professor e pesquisador Alisson Esdras.


Para além da discussão em torno do tema central foi oportuno também uma palestra motivacional, cujo tema foi “O professor no processo de formação integral dos sujeitos: Autocuidado, autoconhecimento e autoformação”, com a Mestra e pesquisadora, professora Elayne Kelayne. Essas reflexões foram essenciais para nos fazer pensar a respeito de todos os processos que impactam a prática docente.


Os dados da rede também foram apresentados e discutidos. O Professor Dr. Thiago Filgueira conduziu esse momento valendo-se desses dados para tecer reflexões em relação à concepção de currículo, discutindo tanto os aspectos teóricos/ filosóficos, presentes no embasamento do documento normativo, quanto as questões experienciadas na dimensão praticada do documento.


O segundo dia foi marcado pela etapa de estudos e planejamento por Escola. Assessorados pelos formadores da HUMUS Assessoria, as coordenadoras pedagógicas e dirigentes escolares discutiram com suas equipes docentes o planejamento pensado para cada realidade presente em nossa rede. Foi um momento de reconhecer os diferentes contextos, e avaliar a caminhada para proporcionarmos aprendizagens mais significativas para os nossos estudantes.
Dessa experiência de dois dias de intenso trabalho fica para nós a certeza de que a educação é este movimento contínuo e contemporâneo. Movimento que na ideia de rede se conecta em diferentes pontos para construir sentidos e redirecionar as práticas pedagógicas que precisam ser cotidianamente discutidas para acompanhar as demandas da contemporaneidade.


Estamos certos que 2024 será um ano ainda mais assertivo, se por meio do diálogo formos capazes de materializar as nossas reflexões no chão das nossas escolas.








Fonte: Assesoria de Comunicação da Prefeitura de Macajuba.

Publicidade

Publicidade







 Publicidade






Publicidade





Publicidade





Publicidade







Publicidade Google