Ouça Rádio DCM, em abril com sua programação local
quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024 . 12:32
Macajubenses traz broncas na saúde pública; confira os esclarecimentos
Compartilhe
No inicio desta semana, O Blog do Povo Macajubense teve algumas reclamações na saúde pública, começando pelo domingo (25), onde um paciente reclamou da demora do Hospital Julieta Sampaio para atendimento.
Na segunda-feira (26) a internauta mostrou indignação no atendimento na Unidade de Saúde Clemeceu Teixeira em Macajuba, ela falou sobra uma ressonância, ela conta que tinha uma solicitação de um médico particular e que novamente foi exigido por uma das enfermeiras que teria que passar no médico novamente para pedir o ACAPE, que só o médico poderia assinar, internautas fez criticas a saúde de Macajuba.
Ainda no mesmo PSSF, internautas relatam, que um dos médicos estão de férias e que paciente estão tendo dificuldade para renovação de receita azul.
No Povoado de Nova Cruz a Unidade de Saúde voltou a ficar sem médicos e gerou reclamações.
Esclarecimentos da Secretaria de Saúde:
“Sobre a demora no atendimento do Hospital Julieta Sampaio no fim de semana, a médica do plantão estava passando mal.
Ainda sobre a indignação no atendimento na Unidade de Saúde Clemenceau Teixeira em Macajuba, sobra uma ressonância,
Para cadastrar um pedido de exame de alto custo (ressonância ou tomografia por exemplo) pelo SUS, o médico tem que preencher um formulário chamado APAC. Só consegue cadastrar no sistema através desse formulário. Não é regra de Macajuba, nem da Bahia, é Brasil. Trata-se de uma ficha padrão utilizada nacionalmente.
Como a paciente fez consulta particular, o médico da rede privada não tem esse impresso do SUS pois presume-se que a cliente vai seguir o tratamento em rede particular.
Como a paciente decidiu procurar o sistema público, tem que fazer uma consulta médica para este profissional preencher a APAC com o histórico clínico da paciente, logo não é nada que recepcionista, enfermeira ou qualquer outro profissional possa resolver.
A médica que atuava em Nova Cruz, dra Marise, pediu demissão do programa do Ministério da Saúde. Logo a prefeitura contratou um médico que irá começar a atender dia 01/03/2024, até o Ministério da Saúde designar um novo profissional para a localidade.
No Clemenceau, um dos médicos que trabalha lá está de férias, retornando às atividades na segunda quinzena de março.
Já na USF Santa Luzia a médica está trabalhando normalmente.”