As ações foram destinadas em locais de vendas nas cidades de Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Itamaraju e Eunápolis, entre a segunda-feira e esta sexta-feira
A ‘Operação Posto Legal’ fiscalizou cerca 46 postos de venda combustíveis, entre a segunda-feira, 20/11, e esta sexta-feira, 24/11, nas cidades de Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Itamaraju e Eunápolis. A ação conjunta da SSP (Secretaria da Segurança Pública) e a Sefaz (Secretaria da Fazenda) e conta com a participação do DPT (Departamento de Polícia Técnica), a CipFaz (Companhia Independente de Polícia Fazendária) e a PC (Polícia Civil).
Durante mais uma etapa da operação, que tem o objetivo de verificar a qualidade e regularidade do combustível vendido ao consumidor baiano, 12 postos foram inspecionados em cada cidade. Um deles, em Porto Seguro, teve uma amostra recolhida para análise, como contou o coordenador de Química Forense do DPT, o perito criminal Augusto Costa Souza.
“Como o material pode estar adulterado, uma pequena amostra foi recolhida e apresentada na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Posteriormente o material será encaminhado ao DPT”, esclareceu.
Além das Forças de Segurança e da ANP, o Ibametro (Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade), a Procon (Superintendência de Proteção e da Defesa do Consumidor) e da Agência Nacional do Petróleo, também participam das ações fiscalizadoras.
O major Daniel Bezerra, comandante da CipFaz, contou que um posto teve uma das bombas lacradas pelo mal funcionamento do equipamento. “A bomba estava apresentando prejuízo ao consumidor de 12 a 140 ml. Então precisou ser paralisada. A Operação Posto Legal já atuou em diversos municípios do estado anteriormente e seguirá no trabalho de garantia que o consumidor tenha produtos de excelente qualidade sendo vendidos”, finalizou.
Fonte: Jeferson Silva / SSP/BA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade