segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Quem dorme tarde tem 20% a mais de chances de desenvolver diabetes, diz estudo



Compartilhe

Você costuma ir dormir tarde todos os dias? Se sim, deveria repensar esse hábito, pois ele pode está danificando a sua saúde.


Uma pesquisa divulgada na revista científica Annals of Internal Medicine recentemente discorreu sobre a relação entre sono e diabetes.

De acordo com o estudo, quem demora mais para dormir, tende a desenvolver a doença. Abaixo, explicamos os detalhes por trás da pesquisa e trazemos dados que reforçam que o quadro é visto principalmente quando se trata do público feminino. Confira

Qual a relação entre dormir tarde e diabetes?

A pesquisa sobre o desenvolvimento da diabetes foi realizada por médicos da Universidade de Brigham, nos EUA, com um total de 63,6 mil enfermeiras. As mulheres analisadas durante o estudo possuíam faixa etária entre 45 a 62 anos.

O estudo fez um acompanhamento contínuo durante sete anos, tendo sido iniciado em 2009. As mulheres com hábitos noturnos foram classificadas como sendo 11% do total das candidatas avaliadas na pesquisa.


Quando tiramos da equação as participantes que tinham hábitos de vida diferentes, houve uma redução do risco de diabetes, mas ele ainda permaneceu. Isso significa que o ciclo de sono está, sim, relacionado ao quadro”, disse a médica Sina Kianersi, líder do estudo.


Necessidade de estudo mais aprofundado

Apesar de o público analisado ter demonstrado como se dá a ligação entre o aumento nas chances de desenvolvimento da doença, isso ainda não pôde ser efetivamente comprovado. Para se tornar um “veredito”, é necessário avaliar e monitorar mais pessoas.

“Se conseguirmos determinar uma ligação causal entre o cronotipo (sincronização dos ritmos circadianos) e a diabetes ou outras doenças, os médicos poderão adaptar melhor as estratégias de prevenção aos seus pacientes”, conclui a especialista Kianersi.

Então, devemos reforçar que apesar do sucesso de dedução realizado na pesquisa, ainda são precisos outros estudos para que a teoria criada seja comprovada.

Com a continuação dos estudos, seria possível determinar com mais precisão a influência dos hábitos noturnos com o desenvolvimento da diabetes.

De toda forma, vale salientar que o hábito de dormir tarde não é benéfico para a saúde. Dormir bem é um dos pilares de uma vida plena!

Fonte: Amanda Sampaio 


Publicidade 



 Publicidade


Publicidade




Publicidade

Publicidade



Publicidade Google