As Conferências Territoriais de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) seguem no interior da Bahia. Nesta quinta (24) e sexta-feira (25) foi a vez das regiões da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu realizarem suas plenárias no município de Seabra. No mesmo período, os territórios da Bacia do Paramirim e Sertão Produtivo também promoveram as mobilizações no município de Brumado.
Os encontros, que reuniram membros da sociedade civil e do governo, além de ativistas, autoridades e trabalhadores da política de Segurança Alimentar e Nutricional, contaram com a participação de representantes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades), para discutir assuntos relevantes voltados à política pública.
Brena Pinto, da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional da Seades, esteve presente no município de Brumado e destacou que “tem sido uma conferência bastante representativa com diversas entidades. Debatemos propostas relacionadas à convivência com o semiárido, pensando nas políticas de acesso à água, produção de alimentos, dentre outros temas no contexto da segurança alimentar”, explicou.
Tendo à frente o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-Ba), em parceria com a Seades e Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN), o processo conferencial segue até o dia 6 de setembro em diversos territórios baianos.
“Essa conferência é super importante diante do atual período que estamos vivendo. A insegurança alimentar infelizmente ainda é uma realidade no Brasil, quando o governo tem a iniciativa de convocar a sociedade para debater essa questão, garante mais uma oportunidade de discutir estratégias de combate à fome”, declarou o secretário executivo do Colegiado de Desenvolvimento Territorial da Chapada Diamantina, João Alberto, ao participar do debate em Seabra.
As Conferências Territoriais de SAN integram a etapa preparatória da 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontece em Salvador entre 17 e 19 de outubro, com tema: “Superação da fome e construção da soberania alimentar, com direitos e participação social”.
As Conferências são espaços de reflexão e avaliação propositiva sobre o processo de execução da Política e do Plano de SAN e funcionamento do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), na perspectiva da efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAA) na Bahia.
Representando Macajuba estiveram Antônio Carlos e junto com o presidente do CMDS e Max.