Uma mãe macajubbense contou que sua filha na Creche Municipal Julieta Sampaio. Em contato com o Deixa Comigo Macajuba, a mãe contou que sua filha tem voltado para casa repleta de piolhos e já informou a direção a situação.
Outros relatos do mesmo problema também têm sido comentados na Creche Ana Araújo no Distrito de Nova Cruz.
OUTRO LADO
A reportagem do Deixa Comigo Macajuba entrou em contato com a direção da instituição para saber o que estava acontecendo. De acordo com a direção todas as medidas cabíveis foram tomadas pela instituição e aconteceu em casos isolados e orientou as mães com relação a higiene pessoal das crianças em casa, observar a cabecinha deles”, comentou a gestora.
4 dicas para acabar com piolhos
Para acabar com o piolho é importante passar um shampoo adequado que atua contra os piolhos, usar pente fino diariamente, lavar tudo o que entre em contato com os cabelos e evitar o compartilhamento de escovas de cabelo, por exemplo. Isso porque o piolho pode ser passado facilmente de uma pessoa para outra através do contato direto com o cabelo de outra pessoa que tem piolho ou por meio do compartilhamento de escovas de cabelo, chapéus e travesseiros, por exemplo.
Acabar com piolho nem sempre é fácil, principalmente em crianças em fase escolar que transmitem o parasita com mais facilidade mesmo após o tratamento. Assim, é recomendado que assim que for identificado um caso de criança com piolho na escola, por exemplo, seja feito o uso do shampoo para piolhos e usado o pente fino, mesmo que a criança não esteja coçando a cabeça, pois assim é possível prevenir a infestação.
A seguir, estão indicadas algumas dicas que podem ajudar a tornar o tratamento mais eficaz e prevenir uma reinfestação, sendo as principais:
1. Passar shampoo de tratamento
O shampoo ou spray de tratamento é uma ótima opção e a mais eficaz para acabar com piolhos e lêndeas, isso porque promove a morte dos piolhos e lêndeas, facilitando a sua remoção com um pente fino. Existem vários shampoos que podem ser utilizados e que podem ser aplicados em cabelo seco ou molhado, sendo importante ler o rótulo do shampoo para saber qual a forma mais adequada de aplicação.
De forma geral, é indicado que o produto seja aplicado em todo o cabelo, desde a raiz até as pontas, e seja deixado por cerca de 10 a 15 minutos ou de acordo com a orientação do fabricante. É recomendado que o shampoo seja novamente aplicado após 1 semana, isso porque o desenvolvimento do piolho acontece em cerca de 12 dias e, por isso, é importante passar de novo o produto para garantir a sua eliminação.
2. Utilizar um pente com frequência
A utilização de um pente fino é muito importante para fazer corretamente o tratamento, já que pode ser utilizado para espalhar melhor o shampoo, e também para eliminar piolhos e verificar se existe reinfestação. Para crianças em idade escolar, mesmo depois do tratamento, é muito importante verificar os fios com frequência e com a ajuda de um pente adequado, para evitar que os piolhos se multipliquem novamente.
Para isso, deve-se passar um pente fino em cada mecha do cabelo, desde a raiz do cabelo até às pontas, colocando uma toalha ou lençol branco em cima da mesa, para identificar mais facilmente os piolhos. Este procedimento deve ser repetido com a cabeça virada para baixo.
Além disso, estão também disponíveis para venda pentes eletrônicos, que matam o piolho ou a lêndea em uma só passagem.
3. Lavar objetos que entrem em contato com o cabelo
O piolho é um parasita que pode ser transmitido através de escovas, pentes, chapéus, travesseiros ou lençóis, por isso é muito importante lavar estes objetos com frequência para evitar reinfestação ou mesmo a transmissão do parasita para outra pessoa.
Assim, todos os objetos que tenham estado em contato com o cabelo da criança, como lençóis, cobertores, roupas, brinquedos de pelúcia, prendedores e arcos de cabelo, chapéus, bonés, tapetes, almofadas e a capa do sofá, devem ser lavados se possível em água com temperatura superior a 60º, ou selados num saco de plástico durante 15 dias, para asfixiar os piolhos.
4. Utilizar repelente
Mesmo que o tratamento resulte e mate todos os piolhos e lêndeas, pode ocorrer reinfestação, principalmente em crianças quando voltam à escola. Assim, o uso de repelentes pode ajudar a evitar que o piolho se aproxime da cabeça da criança, já que tem na sua composição óleos essenciais que liberam um cheiro que os piolhos não gostam e por isso eles não se aproximam.
(Foto: Ilustrativa) |