quarta-feira, 22 de março de 2023

Familiares de paciente cancerígeno reclamam de não realização de curativos outras broncas na saúde de Macajuba movimentou redes sociais



Compartilhe

O início da semana começou com algumas broncas na saúde de Macajuba, na segunda-feira, 20 março de 2023, pessoas da zona rural questionaram sobre a diminuição na distribuição de fichas na Unidade de Saúde do Distrito de Nova Cruz.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde foi distribuído um número menor de fichas para a médica na presente semana, pois a dra. vai viajar para as aulas da pós graduação do próprio programa que ela trabalha do Ministério da Saúde.

Outro assunto que repercutiu nas redes sociais, em especial no grupo Deixa Comigo Macajuba Oficial de WhatsApp, foi de uma sobrinha que reclamou da não realização de curativos em seu tio, que faz tratamento cancerígeno.

A internauta escreveu: “Oi Cris boa tarde tudo bem estou indignada com o q estar acontecendo por que, quando é alguém da nossa família é diferente, um absurdo como deixa um paciente cancerígeno com uma ferida exposta sem fazer um curativo é inadmissível ,será que não tem um técnico em enfermagem  pra realizar o curativo  do meu tio?, mandei mensagens pra senhora secretária   de saúde e não  e a primeira vez que isso vem acontecendo, está errado. Isso vem acontecendo sempre, mas eu te digo uma coisa se fosse a família dela da secretária de saúde dona Renildes, tenho certeza que ela já tinha disponibilizado uma equipe toda de enfermagem”.

Acompanhado da indignação da internauta, outras críticas na saúde pública de Macajuba surgiram no mesmo grupo de WhatsApp.

A Secretaria de Saúde explicou, que a coordenação da Unidade de Saúde informou, que quando a profissional do PSF de Macajuba estava realizando o curativo, o paciente teria relatado. que iria viajar naquela noite e que retornaria na sexta feira da mesma semana, porém a pessoa que estava lá com ele no momento em que eu estava saindo também abordou o assunto já que ela estava na sala e reforçou que ele iria viajar, porém que não tinha dia certo de volta, falando que poderia ser segunda ou terça feira, então foi explicado para ela como não tinha um dia certo, que quando ele retornasse, que ligassem para o Posto de Saúde  avisando e ela concordou, só que ninguém entrou em contato com o posto de saúde e só depois, que ligaram falando que o paciente estava com 3 dias sem fazer o curativo, o que causou indignação de familiares no Grupo Deixa Comigo Macajuba de WhatsApp.

A Secretária Renildes Santana informou ainda, que aos domingos e feriados, o material do curativo é colocado para familiares fazer em casa, que Macajuba ainda é uma das poucas cidades da região, que paga a profissionais para fazer curativo domiciliar no sábado e que no Hospital, se o macajubense chegar também faz, mas não é tratado com urgência.



Deixa Comigo Macajuba 11 anos O Blog do Povo Macajubense.




PUBLICIDADE




 


Publicidade Google