A implantação do ensino integral foi apresentada no primeiro momento em forma de um " sonho" , anexando um anexo do Colégio José Pires no distrito de Nova Cruz, com a intenção de reduzir o trajeto dos alunos até Macajuba.
A educação em tempo integral, prevê a permanência do aluno na escola de 7 h à 9 h por dia, no qual é ofertado cursos complementares, como música, dança, horta... artesanato, tornando a carga horária mais extensa.
Artigos 24 e 34 da Lei n°
9394/ 1996, instituindo, assim, a jornada de tempo integral no ensino
fundamental, no prazo de até cinco anos. Critério dos sistemas de ensino o
planejamento e, por conseguinte, as decisões pertinentes à progressiva
implantação deste nível de ensino em tempo integral.
O ensino em tempo integral,
não é obrigatório, o aluno que não quiser participar, não será penalizado, só
não constará no seu histórico escolar essa carga horária a mais.
Questões pontuadas na reunião:
A primeira reunião do Colégio
José Pires, foi pautada em explicar aos pais em como funciona a escola em tempo
integral.
▪︎ No ato da matrícula, já
tinha uma observação, no qual muitos pais se passaram e acabaram assinando
folhas se nem sequer saber o que constava em ambas, que automaticamente poderia
sofrer mudanças em relação ao turno de ensino.
▪︎ A super lotação das salas,
mesmo com a divisão de alguns alunos que não estão mais estudando em Macajuba e
sim no anexo em Nova Cruz, é nítido sala com 43 alunos, tornando o trabalho dos
professores extremamente cansativo.
▪︎ Estradas que estão em
situações precárias, colocando muitos alunos em situações de perigo, que ainda
não passaram por reparos, estão sendo consertadas de forma lenta.
▪︎ Algumas regiões, vão ser
abertas turmas no período matutino, pra diminuir o número de reclamações no
horário que os alunos estão chegando em suas casas, não se sabe como irá
funcionar o mesmo quadro de professores que trabalham no JP, são os mesmos que
se deslocam pra dar aula em Nova Cruz, dessa forma não tem como chegar no
horário certo pra administrar as aulas é inviável, assim como alguns carros
passarem duas vezes em uma mesma região, tem a diferença de horário na
liberação de alunos em algumas escolas.
▪︎ Nas redes sociais, muitos
pais se manifestam. No presencial, se calam.
▪︎ No final de cada unidade
foi sugerido ter reuniões. No ano anterior, só tiveram duas.
Durante sua fala o Prefeito Luciano de Noé reconheceu a
repercussão negativa e disse duas vezes seguidas “as estradas estão péssimas,
mas o Prefeito foi abençoado com muitas chuvas.
O Deixa Comigo Macajuba, que
esteve presente na reunião, ouviu algumas mães, que ficaram satisfeita em o
Prefeito voltar atras em algumas decisões e disse que vão ficar de olho, pois o
na opinião delas, Luciano de Noé é bom nas palavras.
O Blog do Povo Macajubense segue
recebendo relatos de irregularidades na educação, na localidade da Fazenda São
José, as mães reclamam falta de monitor.
Já no Povoado de Santa Luzia , os alunos do Colégio Estadual estão
tendo que pegar 2 transportes para chegar até a cidade, uma mudança que não
agradou.
Na Fazenda Bravo, crianças
tem que andar cerca de 1 km para pegar o ônibus.
Deixa Comigo Macajuba 11 anos
O Blog do Povo Macajubense.