quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Mudança de horário de estudantes causa polêmica em Macajuba; confira texto indignado



Compartilhe

Uma jovem macajubense enviou um texto para a redação do Deixa Comigo Macajuba falando sobre a repercussão das mudanças nos horários de estudantes em Macajuba, ela diz:

“A longa jornada enfrentada pelos alunos até chegar a escola é demasiadamente cansativa.

O retorno das aulas é um ponto fundamental pra se ter uma noção da evasão escolar, no qual um dos motivos varia conforme o nível de ensino. A distância da escola associada à falta de transporte escolar, ou a falta de motoristas é uma das principais causas.

O artigo 28 da Lei n° 9.394 de 20 de Dezembro  de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Art.28. Na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região.

A prefeitura Municipal de Macajuba, no dia 17 de janeiro de 2023, adquiriu mais um ônibus escolar para compor sua frota, adquirida através da Secretária de Educação, utilizando os recursos do investimento do FUNDEB. Esse já é o 19° veículo adquirido pela gestão Governando Para Todos.

A mudança repentina que nem sequer foi informada aos pais no ato da matrícula, ou ter proposto uma pesquisa de opinião pública aos interessados, visando o horário de saída e chegada até a suas residências.  Enquanto pra muitos quando chega o fim da rota do transporte escolar, aí é que começa uma outra jornada a pé, passando por matas, terrenos baldios...etc. O Município de Macajuba, tem sido alvo de críticas constantemente relacionadas ao transporte escolar.

Pra mascarar um fato vergonhoso que foi noticiado na imprensa do município e sido constante pautas na Sessão da Câmara, é incoerente não priorizar os alunos da zona rural, como um todo pra estudar no turno matutino, visando a logística.

( Palmério, Mario) [ " Cabo de enxada engrossa as mãos - o laço  de couro cru, machado e foice também.  Caneta e lápis são ferramentas muito delicadas. A lida é outra: labuta pesada, de sol a sol, nos campos e nos currais (...) ler o quê? Escrever o quê? Mas agora é preciso: a eleição vem aí e o alistamento rende a estima do patrão, a gente vira pessoa. ".



Deixa Comigo Macajuba 11 anos O Blog do Povo Macajubense.



PUBLICIDADE

 

Publicidade Google