A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta quarta-feira, 1º, a lista das 20 empresas “mais ofensoras” do telemarketing, ou seja, que não atenderam critérios estabelecidos pelo órgão regulador. Os nomes foram ordenados pelo número de ligações com duração inferior a três segundos, conhecidas como chamadas curtas. No entanto, o levantamento não cita as contratantes dessas companhias.
No total, a Anatel consolidou uma lista dos 410 usuários que mais realizam chamadas curtas no período de 30 de outubro a 24 de dezembro de 2022. Esses usuários realizaram 9,7 bilhões de chamadas nesses dois meses, sendo 5,8 bilhões delas curtas. Mas a lista de maiores ofensas divulga apenas as 20 primeiras empresas que se enquadram em um dos seguintes critérios: aquelas que tiveram uma proporção entre o total de chamadas curtas e o número de chamadas totais de 85% ou mais e aquelas que ultrapassaram os limites de ligações estabelecidos em medida cautelar da Anatel.
Anatel consolidou lista dos 410 usuários que mais realizam chamadas curtas de outubro a dezembro de 2022, mas lista divulgada tem só as 20 primeiras empresas. Foto: Sinclair Maia/Anatel
●R1 TECH TECNOLOGIA EM INFORMATICA LTDA EPP (R1 Telecom)
●FOCO SISTEMAS DE TELECOMUNICACOES EIRELI (Foco Telecom)
●INFINITUS BRASIL TELECOMUNICACOES LTDA (Oito Br)
●WILLIAN POHLMANN MAZZARDO
FLEX GESTAO DE RELACIONAMENTOS SA (Flex/Grupo Connvert)
●VPK TELECOM SERVICOS DE TELECOMUNICACOES LTDA (VPK TELECOM)
FACA ACORDO PAGAMENTOS DIGITAIS EIRELI (Faça Acordo)
●CEARA TRANSPORTES E SERVICOS LTDA (CEARA TRANSPORTES)
●FRANCA SOLUCOES EM TECNOLOGIA DA COMUNICACAO EIRELI
●T & C SOLUCOES EM TELECOMUNICACAO E INFORMATICA LTDA (T & C SOLUCOES EM TELECOMUNICACAO E INFORMATICA)
●MAISVOIP SERVICOS DE TELECOMUNICACOES LTDA (Mais Voip)
●VONEX TELECOMUNICAÇÕES LTDA (Vonex)
●101TELECOM SERVICOS DE TELECOMUNICACOES LTDA (101 Telecom)
●GISELY BACCAS ROSA CONSULTORIA EM TECNOLOGIA DA INFORMACAO SLU LTDA (Growing Telecom
●AGT DO BRASIL SERVICOS DE COMUNICACAO EIRELI (AGT Brasil)
●AGERA TELECOMUNICACOES SA
VOXVISION TECNOLOGIA EM INTERNET LTDA (Voxvision Networks)
●UNIONCOBRA - ASSESSORIA DE COBRANCAS LTDA (Unioncobra)
●FIBRAVOX TELECOM - EIRELI (FibraVox Telecom)
●TOLEDO PIZA ADVOGADOS ASSOCIADOS
Em resposta ao Estadão, a empresa T&C Soluções em Telecomunicação e Informática informou que já se adequou tecnicamente para atender as exigências da Anatel. A empresa afirmou que “levaram um tempo” para solucionar os problemas devido a dificuldades técnicas.
Já a Toledo Piza Advogados esclareceu que não é uma empresa de telemarketing, mas um escritório de advocacia. A empresa atua na prestação de serviços de assessoria jurídica à instituições financeiras, visando recuperação de créditos judicial e extrajudicial. “Portanto, estabelecemos contatos por telefone com os clientes de referidas instituições para negociação de dívidas”, explicou a empresa. Além disso, o escritório afirmou que os critérios estabelecidos pela Anatel já foram ajustados.
A reportagem procurou todas as empresas para que comentassem o fato de estarem na lista. Assim que responderem, este texto será atualizado.
A divulgação da lista estava prevista na medida cautelar anunciada pela Anatel no ano passado para combater o telemarketing abusivo. O texto estipulava a produção de um relatório de maiores ofensores contendo relação de todos os usuários, identificados por CNPJ, que realizaram mais de 500 mil chamadas na quinzena considerada, independentemente de bloqueio ou não.
Fonte: O Estadão