O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, de Macajuba -BA, realizou no dia 30 de novembro, a sua II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, tendo total apoio do Secretário da pasta o senhor Edijonson Vieira dos Santos.
A temática central foi a "Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da COVID-19: violação e vulnerabilidade, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral com respeito à diversidade, conforme disposto em documento orientador emitido pelo CONANDA - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O momento foi muito gratificante. Houve a participação da sociedade Civil e dos Órgãos Públicos. Tivemos como palestrante, a Pedagoga Psicossocial Denize Mary, que trouxe como base de reflexão a desigualdade e a exclusão social do nosso país.
Deixando claro que, com a pandemia do Coronavírus, afetou-se ainda mais os Direitos das Crianças e dos Adolescentes e que a crise de saúde pública tem colocado em risco Crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade, expostos à perigos dentro e fora de casa e que a Educação, Saúde e Assistência Social precisam estar alinhadas para dar conta desse desafio.
A doutora em Serviço Social Estela, lembra a todos que o Coronavírus não é democrático, nem na prevenção, nem no atendimento e nem no cuidado das pessoas até por que são diferentes as condições por quais as pessoas passaram.
Os debates foram organizados considerando os 5 (cinco) Eixos Temáticos definidos pelo documento orientador do CONANDA.
Fonte:Secretaria de Assistência Social
Publicidade