sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Macajuba investe na Inclusão Social, inaugurando a 1ª Sala de Recursos Multifuncionais para de Atendimento Educacional Especializado (AEE)



Compartilhe

Continue lendo após a publicidade:




O Município de Macajuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer inaugurou a primeira sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da cidade. A sala está localizada na Escola José Sampaio do Lago e iniciará as atividades atendendo cerca de 31 alunos da rede municipal com necessidades especiais.

Em Macajuba num período de 03 (três) anos, entre 2011 à 2013, uma comissão composta pelos conselhos do CME, CACS FUNDEB, CAE, APLB Sindicato, professores das várias etapas de ensino, sociedade civil, secretaria de educação e poder executivo elaboraram o Plano Municipal de Educação do município que foi sancionado através da Lei º 189 de 22/12/2014 onde foram estabelecidos metas e ações para educação do município nos próximos 10 anos (2014-2024), garantindo na meta 04 o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino no prazo de 02 anos. Assim, pela lei municipal essa implementação da sala de recurso já deveria ter acontecido até 2016, há 06 anos atrás.

O Atendimento Educacional Especializado - AEE foi criado para atender o público-alvo da Educação Especial, que são as crianças com deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação. Ele é um serviço de apoio à sala de aula comum, para que se ofereça meios e modos que efetive o real aprendizado dos estudantes.

Não é um reforço e nem uma sala em separado. O AEE é um serviço desenvolvido por um profissional especializado que, em parceria com o educador da turma, verifica as barreiras para a aprendizagem e escolhe ambientes e formas de trabalho adequadas para cada estudante. O AEE ocorre em períodos específicos por semana, no contraturno. Em outros momentos, o profissional também deve realizar um diálogo constante com professores e estudantes.

A abertura dessa sala e a aquisição de transporte com acessibilidade demonstra o compromisso e responsabilidade desta gestão com a educação inclusiva. O atendimento será expandido com a abertura de salas de recursos multifuncionais em outras instituições do município. 

Uma verdadeira inclusão é provada em ações que realmente abracem a diversidade, como diz Paulo Freire “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades.”








Publicidade:


 

 






Publicidade Google