quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Globo poupa novela das 9 de vexame histórico e cancela O Rei do Gado



Compartilhe


Globo mudou programação e cancelou exibição de O Rei do Gado (foto: Jorge Baumann/TV Globo)

A Globo surpreendeu suas afiliadas no final da tarde desta terça (22) com o anúncio de várias modificações em sua programação para os próximos dias: em uma movimentação para tentar evitar um vexame histórico de seu principal horário de teledramaturgia, a emissora decidiu voltar atrás em seu planejamento inicial e cancelou a exibição de O Rei do Gado em todos os dias que jogos da Seleção Brasileira acontecerem na faixa das 16h. Com isso, o Vale a Pena Ver de Novo não irá ao ar em ao menos em duas ocasiões, nos dias 24 de novembro e 2 de dezembro.


Continue lendo após a publicidade:


O TV Pop teve acesso com exclusividade ao comuniciado em que o canal alerta aos seus afiliados sobre o cancelamento da reapresentação do folhetim de Benedito Ruy Barbosa. O espaço será preenchido por uma cobertura especial do rescaldo das partidas do Brasil na Copa do Mundo, com a apresentação de Galvão Bueno. Com duração estimada de 35 minutos, o narrador irá trazer análises sobre o desempenho da Seleção Brasileira e exibirá entrevistas com os jogadores, além de comandar um giro de repórteres com imagens da torcida no Catar e em cidades brasileiras.

Inicialmente, a Globo planejava utilizar o lead-in de audiência das partidas do Brasil no Mundial para atrair público masculino — que não costuma acompanhar as reapresentações do Vale a Pena Ver de Novo — para O Rei do Gado. No entanto, a emissora não esperava que a trama se tornasse uma ameaça real para Travessia. A reportagem apurou que havia a expectativa de que a novela das nove pudesse reagir durante a Copa do Mundo, se beneficiando do efeito cascata que turbinou os índices da maioria esmagadora das atrações do canal. Isso, no entanto, não aconteceu.

Continue lendo após a publicidade:



Os dados consolidados de audiência na Grande São Paulo do primeiro dia útil de transmissões da competição apontam que a história criada por Gloria Perez não só não cresceu com o aumento nos índices da emissora, como continuou tendo menos público do que o Jornal Nacional. Diante disso, segundo fontes do TV Pop, a cúpula do departamento de Programação da Globo decidiu evitar que o seu principal produto tivesse menos ibope do que a reapresentação de uma novela exibida originalmente em 1996.

Internamente, avalia-se que uma eventual derrota de Travessia para O Rei do Gado se tornaria motivo de piada dentro e fora da emissora. A novela não é uma unanimidade nem mesmo entre a cúpula do canal. Para a rede, derrotas do horário mais nobre da teledramaturugia nacional são aceitáveis apenas para o Jornal Nacional e para os demais folhetins inéditos da casa, e não para a reapresentação da história rural — que só foi aprovada por conta da insistência do departamento de Programação, que defendeu a tese de que a trama poderia trazer um novo público.

Além do cancelamento de O Rei do Gado, a Globo também fará mudanças na programação de 28 de novembro, dia em que a Seleção Brasileira jogará contra a Suíça às 13h. O canal encurtou a exibição do Jornal Hoje, que seria transmitido imediatamente após a partida, e optou também pela exibição de um pós-jogo maior, que antecederá Portugal x Uruguai. A seguir, veja como ficará a programação da emissora nos dias 24 de novembro, 28 de novembro e 2 de dezembro.


Continue lendo após a publicidade:


24 de novembro e 2 de dezembro
normal até…
13h00 Jogo III
15h00 Jornal Hoje
15h30 Interprograma Copa
15h35 Pré-hora Copa do Mundo
16h00 Jogo da Seleção
18h00 Pós-hora Copa do Mundo
18h35 Mar do Sertão
segue normal…

28 de novembro 
normal até…
12h00 Praça 1
12h30 Interprograma Copa
12h35 Pré-hora Copa do Mundo
13h00 Jogo da Seleção
15h00 Pós-hora Copa do Mundo (flash do Jornal Hoje no intervalo, com 5 minutos de arte)
15h40 Interprograma Copa
15h45 Pré-hora Copa do Mundo
16h00 Jogo IV
18h00 Vale a Pena Ver de Novo: O Rei do Gado
18h35 Mar do Sertão
segue normal…


Publicidade:


 

 






Publicidade Google