quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Caetano e Gil choram ao lembrar de Gal Costa: 'A maior cantora do Brasil'



Compartilhe

Cantora símbolo da Tropicália morreu aos 77 anos em São Paulo. Ela havia dado pausa em shows, após passar por cirurgia para retirar nódulo na fossa nasal direita.




Os cantores e compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil se emocionaram ao falar da amiga e conterrânea Gal Costa. A baiana morreu aos 77 anos nesta quarta-feira (9).



Continue lendo após a publicidade:


"A maior cantora do Brasil", disse muito emocionado Caetano Veloso, em entrevista ao Estúdio i.

"Eu ouvi mais cedo Nelsinho Motta falando que a voz de Gal era cristal e veludo, mas também labareda. E é incrível porque passou o primeiro disco, era todo quase veludo, com algum cristal, e depois veio mais cristal e de repente no 'Divino Maravilhoso' explodiu o aspecto labareda", falou Caetano.

Gal morreu em sua casa em São Paulo. A causa da morte não foi informada. Ela havia dado uma pausa em shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita.


Caetano relembrou a parceria com Gal ao longo dos anos e, chorando, cantou um trecho de uma das canções.

"Ao longo dos anos compus muitas canções pra Gal cantar, a pedido dela. Ela apenas me avisava que estava fazendo um novo disco e queria canção. E tem uma canção que talvez responda a essa pergunta."


"Minha voz, minha vida

Meu segredo e minha revelação

Minha luz escondida

Minha bússola e minha desorientação

Se o amor escraviza

Mas é a única libertação

Minha voz é precisa

Vida que não é menos minha que da canção".


Continue lendo após a publicidade:



Vida e carreira

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador e foi uma das maiores cantoras da história da música brasileira.

Foram 57 anos de carreira iniciada em 1965 quando a cantora apresentou músicas inéditas de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Ela ainda era Maria da Graça quando lançou "Eu vim da Bahia", samba de Gil sobre a origem da cantora e do compositor.

Ela estava em turnê com o show "As várias pontas de uma estrela", no qual revisitava grandes sucessos dos anos 80 do cancioneiro popular da MPB. "Açaí", "Nada mais", "Sorte" e "Lua de mel" são algumas das músicas do repertório.

Bem recebido pelo público e pela crítica, esse show fez com que a agenda de Gal ficasse agitada após a pandemia. A estreia aconteceu em São Paulo, em outubro do ano passado.

Além de rodar o Brasil, Gal entrou na programação de vários festivais e ainda tinha uma turnê na Europa prevista para novembro, mas que também foi cancelada por conta da cirurgia.

Publicidade:


 

 






Publicidade Google