domingo, 9 de outubro de 2022

Cerca de 100 alunos passaram mal após comer merenda em escola de Macajuba



Compartilhe

Continue lendo após a publicidade:




O Deixa Comigo Macajuba recebeu vários relatos de estudantes e pais, sobre alunos que tiveram mal-estar, após ter ingerido a merenda escolar servida no Colégio José Pires na manhã de quinta-feira, 06 de outubro de 2022.



De acordo com a direção do Colégio, cerca de 100 estudantes tiveram dores abdominais e derreias, sendo que pelo menos 20, precisou ser levado ao Hospital Julieta Sampaio em Macajuba.



A merenda servida foi frango com cuscuz e abacaxi, a suspeita que uma das refeições estaria estragadas, alunos questionaram e falaram que iriam procurar o Deixa Comigo Macajuba e uma das funcionárias teria dito, que o blog nada resolve, supostamente a preposta queria abafar o ocorrido.



Vale lembrar que recentemente Macajuba recebeu do Governo Federal, um caminhão especializado em transportar merenda escolar.





Continue lendo após a publicidade:






A direção da escola através do diretor Ronaldo, conversou com o Deixa Comigo Macajuba e disse, que todo o suporte aos alunos que passaram mal estava sendo dada e que a nutricionista iria até a escola para apurar o que houve e que a escola repudia qualquer tipo de ato de censura aos meios de comunicação em especial ao Deixa Comigo Macajuba.



Na noite desta sexta-feira (07) uma nota da nutricionista foi enviada ao Blog do Povo Macajubense dizendo:



Venho informar e deixar claro que na função de nutricionista das escolas municipais, faço as visitas de inspeção nas unidades de alimentação e nos equipamentos das cozinhas incluindo frízeres, geladeiras e estoque e sempre passo orientações para as cozinheiras de como preparar e armazenar os alimentos, entre outras.



A situação que ocorreu está sendo apurada, mas ainda não há como precisar o que causou os distúrbios intestinais nos alunos, a única coisa que apurei foi um problema onde o freezer estava no modo mínimo onde deveria estar no máximo para os alimentos estarem congelados. Contudo no momento do preparo do alimento as cozinheiras não perceberam se alguns dos alimentos (frangos) estavam alterados.

Continue lendo após a publicidade:






Cabe esclarecer que no dia do ocorrido, dia 06.10.22 no turno matutino, não fui comunicada nem pelas cozinheiras nem pela direção da unidade de alimentação sobre nenhuma ocorrência. Só vim ser informada no dia 07.10.2022 às 10: 20 hrs pelo Sr Ronaldo diretor da unidade de alimentação escolar, por isso não pude tomar nenhuma medida para intervir e evitar o ocorrido. Mesmo assim, ao tomar conhecimento do fato fui a unidade de alimentação escolar fazer uma nova visita de inspeção nos alimentos e equipamentos como frízeres, geladeiras e no estoque dos alimentos porque enquanto nutricionista prezo pela qualidade e segurança alimentar da alimentação escolar.



Lamento pelo ocorrido e agradeço a Deus por não ter tido danos maiores, os alunos que se sentiram mal foram medicados e estão bem. Cabendo agora aos responsáveis redobrar os cuidados na unidade escolar.

Jocasta Brito

Nutricionista

Crn-5 -18989

Deixa Comigo Macajuba 11  anos O Blog do Povo Macajubense.

 

 

 



Publicidade:


 

Publicidade Google