quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Caixa pede prazo maior para liberar consignado do Auxílio Brasil



Compartilhe

Pedido se deu após recomendação do TCU para congelar por 24h a liberação dos empréstimos.

     TCU pede que caixa dê explicações sobre trâmites              processuais do consignado pelo Auxílio Brasil.

  
A Caixa Econômica Federal pediu ao Ministério da Cidadania nesta 3ª feira (25.out.2022) a ampliação de 2 para 5 dias no prazo para a liberação do consignado do Auxílio Brasil. 



 

Continue lendo após a publicidade:


O banco informou ao Poder360 que o governo deve aprovar o pedido, mas que ainda não há confirmação.


A Caixa suspendeu na noite de 2ª feira (24.out) o empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil durante um dia. A decisão atendeu a uma recomendação do TCU (Tribunal de Contas da União) que reconheceu a possibilidade de interferência da concessão nas eleições de 2022. .







Continue lendo após a publicidade:

O tribunal deu um prazo de um dia para o banco se explicar sobre a regularidade dos procedimentos do consignado. Em nota (leia a íntegra ao fim deste post), a Caixa disse que as explicações serão “plenamente” atendidas e “no prazo estabelecido”.

A recomendação do TCU atendeu a um pedido do Ministério Público. O documento afirma que, devido à concessão em massa, “não é desarrazoado supor que o propósito seja o de beneficiar eleitoralmente o atual Presidente da República e candidato à reeleição”.

O empréstimo é descontado automaticamente na conta do beneficiário e foi liberado na 3ª feira (11.out.2022). O teto dos juros mensais é de 3,45%. Há ainda outras 11 instituições financeiras autorizadas a fazer o consignado com Auxílio Brasil.







Continue lendo após a publicidade:


Eis a íntegra da nota enviada pela Caixa:


 “A Caixa informa que, na tarde de hoje (24.out), tomou conhecimento de despacho do Ministro Relator nos autos da Representação sobre o programa de crédito consignado do Auxílio Brasil, que tramita no TCU (Tribunal de Contas da União).

“O documento estabelece prazo de 24 horas para o banco apresentar a documentação comprobatória da regularidade de seus procedimentos, pleito esse que será plenamente atendido no prazo estabelecido.


“Nos contratos que foram celebrados na data de hoje, a Caixa informa que não há previsão de liberação de valores financeiros referentes a essas solicitações, nas próximas 24 horas, cumprindo automaticamente a prudência recomendada.”.




Publicidade:


 


 

Publicidade Google