A apresentadora Ana Maria Braga, 72, começou o programa “Mais Você”, na Globo, no dia 28 de março, fantasiada de onça, celebrando a estreia da novela “Pantanal”, quem também usou look de onça em homenagem a novela no dia da estreia foi a apresentadora do Programa Encontro, a Fátima Bernardes, remake do clássico de 1990 que estreou também neste mesmo dia na tela da emissora e registrou a melhor audiência alcançada por uma novela das nove desde o último capítulo da edição especial de “Império”, exibido em 5 de novembro de 2021. A boa repercussão da novela reverbera também em seu maior símbolo, a onça-pintada, animal em que Maria Marruá (Juliana Paes) e sua filha, Juma (Alanis Guillen), se transformam. Se na moda a “estampa de oncinha” é atemporal e um clássico dos armários, independentemente do estilo, com o sucesso, ela ainda carrega mais significados e, claro, estampam mais vitrines para a próxima estação.
No Brasil, pode-se afirmar, quase categoricamente, que a novela transmitida no horário mais nobre da televisão brasileira é capaz de ditar moda, principalmente por meio de suas personagens.
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“O formato ‘novela’ é fortíssimo no Brasil, a meu ver é o entretenimento de maior sucesso aqui no país. O fato de ser um conteúdo diário, estabelecido há muitos anos e no mesmo horário, transforma a experiência de assistir a novela numa tradição. Da mesma forma que muita gente trata os atores como os personagens pelas ruas, é fascinante ver o figurino se tornando realidade na vida real”, analisa a jornalista e produtora de conteúdo carioca Júlia Lourenço.
“O formato ‘novela’ é fortíssimo no Brasil, a meu ver é o entretenimento de maior sucesso aqui no país. O fato de ser um conteúdo diário, estabelecido há muitos anos e no mesmo horário, transforma a experiência de assistir a novela numa tradição. Da mesma forma que muita gente trata os atores como os personagens pelas ruas, é fascinante ver o figurino se tornando realidade na vida real”, analisa a jornalista e produtora de conteúdo carioca Júlia Lourenço.
Em seu perfil no Instagram, com mais de 42 mil seguidores, Júlia compartilhou vários looks com estampa semelhante à pelagem de várias espécies de onças em referência a “Pantanal”. “Como eu tô obcecada com a novela, resolvi montar vários looks de oncinha reproduzindo figuras de onças de verdade”, disse ela, referindo-se ao quadro que se chama “Ladra de Looks”, em que a jornalista reproduz imagens de pessoas, objetos e até de comidas.
No mês passado, o estilista mineiro Eduardo Amarante, da marca Amarante do Brasil, lançou uma coleção inspirada no Pantanal – uma “feliz coincidência”, como ele mesmo coloca, em relação ao sucesso da repercussão da novela. “É claro que a região merece a atenção que vem recebendo, mas foi uma sincronia muito bacana poder me aprofundar e pesquisar a fundo o lugar e acompanhar todo esse sucesso com o remake da novela”, disse o estilista.
Peças confeccionadas em animal print também entram na coleção nova do estilista, batizada de Amar, que será lançada em julho. “A estampa de onça é um clássico e perdura por anos não à toa. De todos os animal prints acredito que é a que mais faz sucesso e condiz exatamente com a proposta da mulher que queremos vestir: uma mulher que tem autoestima e amor-próprio para realizar e fazer acontecer”, sintetiza o estilista.
Matéria baseada no site Tempo.