quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Professores concursados de 2008 em Macajuba divulga nota de repudio e pergunta porque a atual secretária de educação mudou de opinião



Compartilhe

Continue lendo após a publicidade



Alguns professores concursados de 2008, enviaram uma nota para a redação do Deixa Comigo Macajuba repudiando alguns atos do atual prefeito Luciano de Noé e da atual secretária Josete Macedo; a nota diz:




“NOTA DE REPÚDIO ÀS AÇÕES DO ATUAL PREFEITO SR. LUCIANO PAMPONET E SENHORA SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO JOSETE MACEDO, PELAS AÇÕES REFERENTES COMETIDAS NO QUE TANGE AOS PROFESSORES CONSURSADOS DE 2008.



Ao analisarmos as promessas de campanha da época do então senhor Luciano prefeito municipal, até então candidato, dentre suas promessas eram que não haveria perseguição política em sua gestão e que todos teriam seus direitos respeitados, especialmente a classe da educação, que inclusive por este discurso conquistou muitos apoiadores e eleitores, que, já cansados de tantas perseguições em nosso município acreditavam nas promessas de mudanças do atual gestor, mudanças essas que ficaram apenas na promessa de campanha.



Vejamos um exemplo disso:


Durante este ano letivo de 2021, após a distribuição da carga horária da rede municipal de ensino, a grande maioria do professores de 2008 CONCURSADOS ficaram de fora, não conseguindo o desdobramento de da carga horária, mesmo TENDO VAGAS, alguns desses professores já trabalhavam desdobrando por muito tempo, alguns por 10 anos ou mais, então nas vagas existentes colocaram professores contratados, a questão é, não se estar questionando empregar prestador não é isso, a questão é, por que deixar de fora professor de carreira, concursados?



Quando alguns desses professores foram até o gabinete do prefeito pedir uma explicação e pedir que os colocassem para trabalhar dando mais 20 horas, pois vaga tinha e era um direito deles, o senhor Luciano respondeu a esses trabalhadores que não seria interessante para gestão dobrar professor concursado, embora seja direito do professor, ele disse que com o dinheiro de um concursado, pagaria dois professores contratados. ABSURDO. Essa situação tem deixado a todos nós indignados, pois professores concursados continuam sem seu desdobramento, enquanto professor contratado desdobrando, tivemos a informação que muitos irão trabalhar 40h e qual a justificativa para não dobrar os concursados?



Outro fator que tem deixado todos perplexos é a atitude da Senhora Josete Macedo, secretária da Educação, quando diretora da entidade sindical sempre exigiu da gestão passada que primeiro arrumasse a carga horária do professor de 2008 dobrando a carga horária de todos e se houvesse vagas, colocaria prestadores, e claro a gestão não por obrigação, ou por acatar as exigências da diretoria sindical, mas por entender que era o correto a fazer, sempre fez assim. Aí, fica questionamento agora, o que aconteceu com a senhora secretária da educação, era uma pessoa enquanto diretora sindical e outra enquanto secretária? Seus pensamentos mudaram? E o Sindicado dos profissionais de Educação de Macajuba, sua pauta de luta deixou de existir? Nós queremos respostas, da gestão, da secretária que pregava uma coisa e agora faz outra, do sindicato que parece ter deixado de existir no momento. Mas, respostas condizentes e fundamentadas, que prove o que está na cara, não respostas sem fundamentos, aqui todos sabemos nos nossos direitos. Lembrem-se, quem aí lhes colocaram, também podem tirar!!!!



Semana passada saiu no diário oficial do município a implantação da reserva técnica para o Ensino Fundamental I e Ed. Infantil, no qual os professores terão menos horas em sala de aula, onde passarão a cumprir uma carga horária de 16h em sala de aula para 20h e 32h/aula para 40h isso terá uma redução salarial também, o ponto em questão é além dos quase 30 professores contratados que já tem no município, teremos mais vagas. MAIS UMA VEZ FICA O QUESTIONAMENTO, QUEM DEVERIA ASSUMIR ESSAS AULAS, NÃO DEVERIAM SER OS PROFESSORES CONCURSADOS DE 2008 QUE ATÉ A PRESENTE DATA ESTÃO DE FORA DO DESDOBRAMENTO, DESDE JANEIRO DO CORRENTE ANO?



No entanto, o que soubemos é que há rumores em nosso município entre os profissionais da educação que tais vagas serão preenchidas por professores contratados que já estão no quadro com 20h passando a ter 40h semanais e há rumores de que graduandos em licenciaturas até o 6º período estão entregando currículos para assumirem as vagas excedentes.



Então, não tem como não repudiar tais atos e atitudes da atual gestão, por todas essas ações que estão fazendo, tais atitudes, são desumanas, desrespeitosas, imoral. Pergunto a vocês, tem perseguição política ou não? Tirem suas próprias conclusões, só não poderíamos deixar de tornar público essa situação que já chegou ao seu ápice do que chamamos de escabroso.



Será que esses professores concursados de 2008 não merecem exercer a função docente como alguns outros do mesmo concurso? Sim, tem colegas do mesmo concurso que foram enquadrados ou estão desdobrando. Ou será que o direito ao desdobramento só foi dado para aqueles que têm algum tipo de apadrinhamento?

Porque o direito de desdobrar foi dado a uns e a outros não?



Vamos aguardar o desfeche dessa situação lamentável em nosso município e esperamos que o ano letivo que se inicia agora dia 23 de agosto possa começar com novo olhar não apenas para nossos alunos que tanto perderam e sofreram com essa situação pandêmica, COMO PARA SEUS PROFESSORES CONCURSADOS DE 2008 QUE VEM SENDO PISADOS, MASSACRADOS, DESRESPEITADOS, DESUMANIZADOS, PALO ATUAL GESTOR E SUA SERETÁRIA DE EDUCAÇÃO.





NÓS REPUDIAMOS TODO E QUALQUER ATO DE PERSEGUIÇÃO!”



Sempre imparcial e buscando ouvir os dois lados da historia, O Blog do Povo Macajubense entrou em contato com Josete Macedo, que nos enviou uma nota dizendo: Continue lendo após a publicidade






“Fico contente pelo reconhecimento de alguns, mesmo que de forma tardia, do trabalho que desempenhei durante 14 anos no sindicato em defesa da classe. Também fico feliz pelo fato de hoje terem se dado conta de quanto a categoria foi perseguida. Gostaria de ressaltar que continuo sendo a mesma pessoa, na luta em defesa de uma educação de qualidade com valorização aos trabalhadores em educação e respeito às leis vigentes.



Com relação ao processo de enquadramento dos Professores, está sendo realizado em conformidade com a Lei nº 128/2011 e me causa muita estranheza observar que muitas pessoas do concurso de 2008 tiveram oportunidade de cobrar da gestão anterior as condições necessárias para preencher os requisitos e galgar o desdobramento, no entanto, nada fizeram. Onde estavam essas pessoas?



Quanto à reserva técnica, a mesma trata de uma exigência da Lei Federal desde 2008 e que também é corroborada pela Lei Municipal que versa sobre a carreira dos Profissionais do Magistério, vale destacar que tal período de reserva é uma conquista da classe através de muitas lutas e greves, a qual todos já tinham conhecimento e já havia sido planejada e anunciada pelo coordenador pedagógico da gestão anterior.



Por fim, gostaria de ressaltar que temos incomodado muito pelo simples fato de buscar assegurar o direito à educação pública e de qualidade para todos os munícipes e tenham certeza de que continuaremos persistindo no levantamento dessa bandeira pois é através dessa educação que teremos uma sociedade melhor, mais justa e igualitária para todos.”Continue lendo após a publicidade




O vereador Allison Santana, que também é professor gravou um vídeo falando sobre o assunto e dividiu opinião, já que não gestão anterior muitos professores criticaram o vereador, que segundo eles não defendia a classe no legislativo.

Confira o vídeo:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Publicidade:

 


Publicidade Google