terça-feira, 13 de julho de 2021

Governador anunciou concurso para a Polícia Civil da Bahia com mil vagas



Compartilhe


O governador Rui Costa anunciou nesta terça-feira, 23, que o concurso PC BA está autorizado com mil vagas. Edital previsto para este ano.

O concurso PC BA está autorizado e será para mil vagas de agente, delegado e escrivão. Todas as carreiras exigem o nível superior. O edital está previsto para sair ainda este ano.

A informação foi confirmada nesta terça-feira, 13, pelo governador do Estado da Bahia, Rui Costa, durante o seu programa Papo Correria.


De acordo com Rui, as oportunidades estão divididas em:

Continue lendo após a publicidade



800 para agentes;

100 vagas de delegado; 

100 vagas para escrivão;

O governador da Bahia informou que já concedeu aval para a Secretaria da Administração do Governo do Estado da Bahia (Saeb) dar início aos preparativos. O obejtivo é ter o edital divulgado ainda este ano.

“Autorizei ontem a Saeb, junto com a Secretaria de Segurança Pública, para iniciar os preparativos de fazer o concurso neste segundo semestre de cerca de mil vagas para a Polícia Civil”, disse Rui Costa.

A data exata para o edital ser publicado ainda não foi definida. Isso porque Rui disse que as tratativas ainda serão iniciados para em breve ser fechado o cronograma e contratada a organizadora.

Espera-se que a portaria autorizativa, confirmando o aval do governador, seja publicada no Diário Oficial nos próximo dias.


Concurso PC BA autorizado. E agora?

A próxima etapa será a publicação da portaria autorizativa no Diário Oficial. Em seguida, a Saeb e a Secretaria de Segurança Pública vão poder dar início aos preparativos.

Em seguida, os órgãos públicos costumam formar uma comissão organizadora, que fica responsável pelos preparativos junto ao órgão e referidas pastas.

Logo após, inicia-se o processo de escolha da banca. A Saeb definirá a melhor modalidade e elaborará o projeto básico para que as bancas enviem propostas de preço.

Com a banca definida, o contrato é assinado e o edital liberado para publicação. A banca vai ficar responsável pelos detalhes finais, como elaboração do cronograma do concurso.

Vunesp vai concorrer novamente ao concurso PC PA

A última seleção foi marcada por polêmicas, pois os candidatos se sentiram prejudicados e se manifestaram após a correção das provas feita pela banca Vunesp, a organizadora.

Entretanto, a banca já confirmou à Folha Dirigida que vai concorrer novamente ao processo licitatório.

Em entrevista exclusiva à Folha Dirigida pelo Youtube, o superintendente de Planejamento da Fundação Vunesp, Henrique Luiz Monteiro, falou sobre a expectativa para o próximo edital e se a Vunesp seria a banca mais cotada.

"Eu acho que a Vunesp deve se candidatar sim para fazer o próximo concurso, mas aí tem que esperar porque tem todas as outras concorrentes também. Ainda não há nada fechado. Vai ter um processo de seleção para a organizadora. Esperamos ter a oportunidade de fazer. Mas eles têm critérios de contratação, que muda de governo em governo."

Continue lendo após a publicidade



Último concurso ofertou mil vagas

O último concurso da Polícia Civil BA aconteceu em 2018 e contou com uma oferta de mil vagas, sendo 880 para o cargo de investigador, 82 para delegado e 38 para o cargo de escrivão.

O último edital do concurso PC BA contou com remunerações iniciais que variam de R$1.074 a R$4.374, de acordo com a função. Todos os candidatos tiveram um processo de seleção composto por diversas etapas, sendo elas:

⇒ Provas objetivas e discursivas, de caráter classificatório e eliminatório;
⇒ Exames biomédicos, eliminatória;
⇒ Teste de aptidão física, eliminatório;
⇒ Exame psicotécnico, eliminatório;
⇒ Prova de títulos, classificatória;
⇒ Investigação social e de conduta pessoal, eliminatória.

O delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, Bernardino Brito Filho, em entrevista à Folha Dirigida, destacou que um novo edital é de extrema necessidade.

"Aumentar e equilibrar o quadro de funcionários, uma vez que muitos policiais já estão em processo de aposentadoria ou foram contemplados com licença prêmio, além de preencher o número de vagas necessário para compor o efetivo imposto por lei", disse ele sobre a importância do concurso.




Publicidade:



Publicidade Google