Continue lendo após a publicidade
A Policlínica atenderá a uma população estimada de 402.872 habitantes, residente em municípios da região da Chapada Diamantina. A unidade vai beneficiar a população de Abaíra, Andaraí, Boa Vista do Tupim, Boninal, Iaçú, Ibiquera, Ibitiara, Iraquara, Itaberaba, Itaetê, Lajedinho, Lençóis, Macajuba, Marcionílio Souza, Mucugê, Nova Redenção, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Ruy Barbosa, Seabra, Utinga e Wagner, municípios que compõem o Consórcio de Saúde Chapada Unida. O valor investido, entre a construção, equipamentos e veículos é de R$ 29 milhões.
Continue lendo após a publicidade
A estrutura da nova Policlínica Regional de Saúde é padrão, instalada em um prédio de um único pavimento, com área construída de 2.848,32 metros quadrados e atenderá nas especialidades de Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Neurologia, Ortopedia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ginecologia/obstetrícia, Mastologia e Urologia.
Entre os exames oferecidos estão ressonância magnética (com e sem contraste), tomografia (com e sem contraste), mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, eletroneuromiografia, teste ergométrico, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, entre outros, ligados a especialidade de oftalmologia. Além disso, serão realizados biópsia da mama, tireóide, próstata, dérmica, gastroentestinal, entre outras. Estão inclusos também os procedimentos de vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético.
Marco na história da saúde baiana, a Policlínica em Itaberaba vai mudar a história de quem precisa viajar para Feira de Santana ou Salvador para tratamentos de saúde, enfrentando um deslocamento extremamente cansativo de 170km a 300 km saindo de madrugada e voltando no fim da tarde. Atualmente, aqui em Itaberaba, 700 pessoas por mês precisam enfrentar esse deslocamento para realizar procedimentos fora do município.
Publicidade: