Todo ano são mais de 66 mil casos da doença só no Brasil. Quanto antes diagnosticada, maiores as chances de cura.
Para Vilmar Marques, presidente da SBM, neste momento de pandemia em que o rastreamento e o tratamento do câncer de mama foram prejudicados, é mais do que importante reforçar a necessidade desses cuidados. Marques orienta para a importância de um estilo de vida saudável, com prática de atividades físicas, alimentação equilibrada, visitas regulares ao médico e exames preventivos. Segundo ele, essas medidas são fatores fundamentais na prevenção do câncer de mama .
Entenda o que é o câncer de mama
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve quando um conjunto de células passa a se dividir descontroladamente. Fernando Pontes, mastologista da Clínica Mantelli, explica que a mama está em constante transformação. Com o passar dos anos, a gordura aumenta e o tecido mamário diminui. Em algum momento durante esse processo, pode ocorrer um erro na divisão celular e iniciar o processo da doença.
De acordo com o INCA, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres em todo o mundo. Além disso, é a quinta causa de morte por câncer em geral. É importante lembrar que a incidência do câncer de mama cresce progressivamente a partir dos 40 anos. Por isso é isso importante que mulheres acima dos 40 façam o exame de mamografia anualmente.
Importância da mamografia e do autoexame
Como comentamos, os exames de prevenção são fundamentais para possibilitar o diagnóstico precoce. São eles que vão identificar os sintomas da doença. Pontes explica que, geralmente, o câncer de mama se manifesta como nódulo -- popularmente conhecido como “caroço”. Mas esse não é o único sintoma.
De acordo com o mastologista, a doença também pode se manifestar como uma secreção papilar sanguinolenta ou transparente. Em alguns casos pode não apresentar sintoma algum, principalmente quando está em fase inicial. “Por isso a importância de se fazer um rastreamento adequado com mamografia anual após os 40 anos e o auto exame mensalmente”, pontua.
Mamografia
O exame é capaz de reconhecer tumores a partir de 1 milímetro, muito antes de ser perceptível ao toque, permitindo o tratamento precoce. Tanto a Sociedade Brasileira de Mastologia quanto a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) indicam que a mamografia seja feita anualmente a partir dos 40 anos.
Autoexame das mamas
O autoexame das mamas deve ser realizado pela própria mulher todos os meses uma semana após a menstruação. Geralmente, o toque identifica nódulos maiores de dois centímetros de diâmetro. Além de ser importante para a prevenção, estimula a atenção ao próprio corpo e o autocuidado.
Fonte:IG Delas