A Secretaria de Educação do Município de Macajuba vem a público esclarecer sobre algumas mensagens inverídicas que estão circulando em redes sociais e grupos de Whatsapp, para que, dessa forma a comunidade escolar entenda a realidade dos fatos.
Ao contrário do que estão propagando, nenhum ato de perseguição ou de injustiça a profissional algum da educação foi praticado, muito ao contrário, a correção e aplicação do quanto previsto na legislação de regência sempre foram e seguem sendo de exato cumprimento por esta Secretaria, no seu compromisso e obrigação de proporcionar uma educação de qualidade para os alunos das escolas do nosso Município.
Não obstante, manifestações desprovidas de razão e verdade, até mesmo depreciativas e capciosas foram propagadas no decorrer da semana, e são aqui esclarecidas, a saber.
As críticas, comentários e elogios são instrumentos importantes para o esclarecimento dos fatos e a convivência social democrática. Entretanto, não se pode confundir a crítica justa e necessária com a maledicência, esta que cria informações falsas, com o objetivo de confundir as pessoas, ao passo que as afasta da possibilidade de conhecer a verdade.
Os textos propagados por alguns profissionais da educação do município estão eivados de falsidades e inconsistências. Alguns afirmam que os professores sofreram perseguição, que não existiu amparo legal para as faltas, colocam em pauta os atestados médicos, salientam que as faltas recorrentes dos professores foram computadas igualmente pelos números de aulas dadas no dia, que os professores estão sendo tratados como maquinas etc.; informações essas, totalmente, equivocadas.
Um dos fenômenos que mais atrapalham a rotina de uma escola é o grande número de faltas dos professores. E isto vem ocorrendo de forma corriqueira nas escolas de nosso Município. Assim, a Secretaria de Educação empenhada e responsável com a educação pública vem procurando minimizar esses acontecimentos, embasada na Lei, visto que o alto índice de faltas prejudica, e muito, os estudantes.
A Lei de diretrizes e base da Educação – LDB estipula 200 dias como o mínimo de efetivo trabalho escolar por ano. E isso significa ter o professor na sala de aula ensinando.
Importante salientar que uma parcela considerável da educação é comprometida com a ausência recorrente de professores durante o ano letivo e o maior prejuízo recai sobre o aprendizado dos alunos.
Diante das acusações e polemica gerada em torno das faltas dos professores e acusações falsas de descontos indevidos dos vencimentos, resolvemos promover uma reflexão junto aos nossos professores sobre o exercício da docência para que pensem em medidas para evitar eventuais abusos e assim minimizar os prejuízos causados, no processo de ensino e aprendizagem do aluno da rede Municipal de Ensino de Macajuba, pela alta taxa de falta dos professores.
Foi proposto, por esta Secretaria, a partir de parâmetros legais, o procedimento para reposição de aulas, considerando a responsabilidade pedagógica e a diminuição do impacto com as faltas recorrentes. Esta reposição se faz necessária garantindo ao aluno a continuidade e seguimento no processo de conhecimento, indispensáveis a formação do cidadão.
Alguns professores, sem qualquer fundamento pertinente, não aceitaram repor as aulas e as faltas foram devidamente descontadas, de forma legal, realizando-se o cálculo correto e responsável, proporcional sobre hora/aula; e não da forma como está sendo propagada por alguns docentes.
Mesmo considerando a importância de todos os profissionais da escola para a garantia de uma educação pública de qualidade, o principal é, sem dúvida, o professor, visto que estes atuam diretamente em sala de aula, os quais são, portanto, indispensáveis, para que possamos garantir a efetividade do processo ensino-aprendizagem ao alunado.
Assim, existem inúmeras evidencias que a falta do professor de forma não planejada e corriqueira e a consequente aula vaga causa prejuízos educacionais irreparáveis aos alunos do Município de Macajuba. Dessa forma, nossas ações são sempre pensadas, discutidas e estabelecidas de acordo com a Lei, com o intuito de minorar os transtornos ocasionados pela falta rotineira do professor na sala de aula. Portanto, a Secretaria de Educação vem agindo de forma legal e responsável. A nossa luta é constante. Tudo isso para termos uma educação de qualidade e formarmos cidadãos críticos e atentos aos seus direitos, assim como confirmarmos nosso comprometimento com a população, por reconhecermos que apenas a EDUCAÇÃO é capaz de garantir a liberdade e a cidadania ao povo.
Diante do que foi exposto, fica evidenciado que o objetivo da atual gestão é, unicamente, realizar um trabalho responsável e sério, com uma equipe que, acima de qualquer outro desejo, busca a qualidade e melhoria do sistema educacional do Município.
Secretária de Educação
Publicidade
Tio Gão Tur, transporte escolar, serviço de táxi, aluguel de mesas e cadeiras para eventos. # partiu escola, voltas as aulas 2020 é com TIO GÃO Tur matrículas abertas vagas limitadas, agora com a seguinte promoção na casa que tiver 3 clientes 2 paga e o terceiro vai de graça, na casa que tiver 2 clientes, você terá 20% de desconto na mensalidade. Tio Gão Tur a quase 10 anos transportando com segurança e respeito ao cliente. Fone 74 9 9991.9473 Atenção Macajuba e região . Chegou a Faculdade Cidade Verde. Com ensino semi presencial. Com aulas uma vez por semana. Com curso de graduação e pós graduação. - pedagogia - psicopedagogia - Educação fisica - letras com libras - administração Faça seu curso superior pertinho de casa . Mensalidades apartir de 180,00 Interessados procurar Professora Ana Rita . Contato: 75-99952-2811 Gestora Responsável : Márcia Cristina 75- 99118-8667 Site: unifcv.edu.br