Ciganos emprestavam dinheiro a juros altos e ficavam com cartões de vítimas para sacar valor das parcelas — Foto: SSP/ Divulgação |
A operação policial realizada no distrito de Nova Cruz, que fica a 13 km de Macajuba na madrugada de quinta-feira,19 de setembro de 2019, ganhou repercussão a nível estadual, na Secretaria da Segurança Pública da Bahia e grandes sites como o G1 Bahia.
O delegado Almir Góes começou a investigação em 2016, quando teve os assassinatos do cigano Enoque e minutos depois o assassinato de Claudinei (Caca), na época o caso foi mostrado aqui no Deixa Comigo Macajuba.
A partir deste duplo homicídio o delegado Almir Góes contou a imprensa que travou uma batalha de investigações com os ciganos do distrito.
O G1 postou a matéria com dados da Secretaria de Segurança Pública onde diz.
Um cigano de 68 anos foi preso em uma operação policial contra homicídios e estelionato, na cidade de Macajuba, na Bahia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a ação foi feita na manhã desta quinta-feira (19), por equipes da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Itaberaba) e unidades do Comando de Policiamento Regional da Chapada (PM).
Conforme a Secretaria de Segurança Pública, Adalto Costa Silva e outros ciganos emprestavam dinheiro a juros altos e ficavam com os cartões das vítimas para fazerem saques como pagamentos das parcelas dos empréstimos.
Durante a operação, foram apreendidos cartões e promissórias com ciganos suspeitos de porte ilegal de armas, agiotagem, estelionato e homicídios, no povoado de Nova Cru.
Segundo a SSP, na casa de Adalto e de outros investigados foram encontrados promissórias, cartões de banco e de benefícios sociais, cheques em nome de diferentes pessoas, um revólver calibre 38 e munições.
Durante a operação, também foi desmontada uma rinha de galo — Foto: SSP/ Divulgação |
A polícia também encontrou, no imóvel do idoso, documentos falsificados em nome do cigano e da esposa dele.
Segundo a SSP, durante a operação, foi desmontada uma rinha de galo e resgatados vários animais.
Todo material apreendido durante a ação de cumprimento de mandado de busca e apreensão foi encaminhado para a Delegacia de Macajuba, onde a prisão foi registrada.
Integraram a operação equipes das Companhias de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa/ Lençóis), independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada, Rondesp Chapada, 11º Batalhão da 2ª Companhia de Polícia Militar.
Publicidade