Na última segunda-feira dia 22 de abril na Fazenda Santa Maria conhecida como Bom Jardim, localizada na zona rural de Itaberaba, aconteceu uma reintegração de posse turbulenta por parte da Polícia e o oficial de justiça.
Que de acordo com o Movimento, chegou ao local onde já fora da fazenda estavam os acampados que saíram da área um dia antes de ser cumprido o mandado para que tudo ocorresse tranquilamente.
Segundo um acampado o oficial chegou ao local interrogando as pessoas sobre nomes de possíveis membros do movimento, onde ele irritado usou de abuso de autoridade ao tentar obrigar que subissem na caminhonete policial para serem conduzidos a delegacia de Itaberaba exigindo que fossem identificados, os mesmos se negaram pois já haviam saído pacificamente da terra em questão e não havia motivo para serem conduzidos já que não houve descumprimento da lei. No local vivem há 6 anos cerca de 100 famílias membros do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Eles ocupam o latifúndio que pertence a Empresa Estância Baleeiro. Na Fazenda que se encontrava improdutiva quando o movimento ocupou. Os acampados produzem, milho, feijão, verduras, hortaliças, batata doce, aipim, dentre outros derivados para consumo próprio e para venda no mercado Municipal de Ruy Barbosa e Itaberaba em cerca de 50 hectares de terra. Havia denúncias sobre desmatamento e caça ilegal dentro da área (reportagem exibida aqui no site Ruy Barbosa Notícias) com a reintegração de posse, as terras voltam para as mãos dos mesmos proprietários denunciados ao IBAMA em 2015, denunciam os acampados.
O assunto foi mostrado no Ruy Barbosa Notícias.