(Fotos: Assessoria da Sesab) |
A partir desta quarta-feira (29), o Centro de Hemodiálise do Subúrbio, localizado no Hospital Alayde Costa, em Salvador, abrirá as portas para atender a 260 pacientes por mês, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 210 na própria unidade e 50 em regime de diálise peritoneal domiciliar. Isto foi possível graças ao contrato assinado entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a unidade, cujo investimento anual ultrapassa os R$ 9,3 milhões.
De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, “a boa notícia para os renais crônicos de toda a Bahia toca, em especial, 206pacientes que estão internados em unidades hospitalares estaduais, pois a partir da inauguração deste novo serviço de nefrologia, eles serão reintegrados ao convívio familiar”, afirma o titular da pasta da Saúde, que ainda faz um alerta. “A iniciativa do Governo do Estado não soluciona o problema como um todo, pois o número de vagas ofertadas pelo município de Salvador é insuficiente em relação à demanda. A negligência municipal traz como consequência a deterioração da saúde dos pacientes, que sem o acesso ao procedimento de diálise, morrem prematuramente ou são internados em unidades hospitalares enquanto aguardam o aparecimento de uma vaga ambulatorial’, ressalta Vilas-Boas.
Por mês, o Estado pagará aproximadamente R$ 780 mil pelo atendimento de 260 pacientes adultos e a manutenção de uma equipe multiprofissional composta de médicos nefrologistas, psicólogas, assistentes sociais, técnicos, enfermeiros, além de um laboratório de análises clínicas.
O serviço de diálise possui vários objetivos, dentre os quais destacam-se: remoção de impurezas do sangue; correção do pH do corpo e correção de desequilíbrio dos eletrólitos (sódio, potássio, cálcio, magnésio, fosfato, entre outros), quando não estão dentro das taxas fixas necessárias para que possam exercer normalmente suas funções. O encaminhamento dos pacientes será feito por meio da Central Estadual de Regulação.
Dados
A Clínica de Hemodiálise do Subúrbio será o 34º estabelecimento habilitado pelo SUS na Bahia a realizar esse tipo de procedimento. Com esta nova unidade, a capital baiana terá, no total, doze estabelecimentos. O ano de 2018 iniciou com 6.758 pacientes em processo de diálise em toda a Bahia, sendo 1.706 apenas em Salvador.
Fonte: SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
29/08/2018
Publicidade: