(Foto ilustrativa) |
Um morador da região do agrário na zona rural de Macajuba informou ao Blog do Povo Macajubense, que a região está sem agente comunitário de saúde, desde que a agente de saúde que trabalhava na localidade veio a óbito.
O macajubense cobrou providencias das autoridades macajubenses, já que o agente de saúde visita as residências e informa a população quando o assunto se trata de saúde.
Procurada pelo Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM), Evenuzia, que é presidente da associação dos agentes comunitários em Macajuba, informou que área vai continuar sem o profissional, pois existe outras áreas sem agente comunitário no município e que o agente de saúde não pode ser qualquer pessoa e tem que haver um concurso por parte do Estado e que a gestão atual de Macajuba deve correr atrás e cobrar da secretaria de saúde do Estado SESAB e disse que não é tão simples colocar um agente comunitário e disse que além da região do Agrário tem outras localidades sem agente comunitário de saúde em uma localidade que a agente comunitária aposentou e em dois Loteamentos de Macajuba, João Borges e João Pedreira.
Devido a demanda os outros agentes comunitários não consegue cobrir essas localidades e que nos encontros inclusive em Brasília ela tem cobrado um concurso público, ressalta Evanuzia.
Evanuzia disse que é necessário cobrar do secretário de saúde do município e da coordenadora de atenção básica e que ela tem falo nas reuniões sobre a importância do agente comunitário de saúde na comunidade.
Entramos em contato com o secretário de saúde do município, Martonio que disse que consultou a assessoria para saber se pode ser contratado a agente comunitários de saúde de uma forma que não seja concurso para cobrir as áreas que faltam, mas ainda aguarda uma resposta.
Publicidade
Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz
O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).