(Fotos demonstrações) |
No mês do Outubro Rosa, nossa serie de reportagens continuam, oferecimento: Clínica Santa Luzia-Cuidando da sua Saúde
O movimento Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos, onde vários Estados realizavam ações isoladas de prevenção e combate ao câncer de mama durante o mês.
A cor, que representa a feminilidade, surgiu como símbolo desta luta nos anos 90, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure produziu e distribuiu os primeiros laços cor-de-rosa aos participantes da primeira corrida pela cura, em Nova York.
Não se sabe ao certo como e onde surgiu a iniciativa de iluminar monumentos e prédios públicos com o tom, mas esta ação contribuiu imensamente para a expansão da campanha.
No Brasil, o primeiro monumento iluminado foi o Obelisco do Ibirapuera, em 2002. Desde então, diversos pontos do país recebem a tom de rosa, em apoio à prevenção e combate do Câncer de Mama.
Você também pode participar desta campanha! O custo é baixo e o procedimento é muito simples, sem a necessidade de trocar as lâmpadas ou a instalação elétrica. Basta usar uma tela rosa com a “gelatina cenográfica”.
Inúmeras empresas e instituições já estão colorindo as ruas de cor-de-rosa pela causa.
“Iluminar significa jogar luz em um assunto que tanto assusta as mulheres, mas o cor-de-rosa sinaliza que este medo pode ser amenizado pela realização dos exames para o diagnóstico precoce: o exame clínico das mamas, por médico ou enfermeira, e a realização da mamografia”.
Senen Hauff (Oncologista)
Publicidade
Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz
O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).