(O Colegio, arquivo, Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) |
Na noite desta sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017, alguns alunos do colégio Estadual Carlito de Carvalho, procuraram O Blog do Povo Macajubense, demonstrando irritados por que muitos deles em especial de Nova Cruz e da zona rural foram até o colégio e não tiveram aula.
O motorista do ônibus de Nova Cruz, Edivan disse que não foi avisado.
Nossa reportagem tentou contato com a direção da escola, mas sem sucesso, uma professora do Colégio CECc, informou que o motivo da suspensão das aulas foi que os professores e a direção estavam construindo o PRC que é o Projeto de Redesenho Curricular, que começou durante o dia e não teve tempo de terminar e que quando foi passar o recado para o diretor Renan Macêdo suspender as aulas já não havia mais tempo de avisar os motoristas.
Vale lembrar que a referida escola continua sem merenda escolar aguardando a licitação e os alunos tem se queixado bastante, no turno matutino o café da manhã foi suspenso do colégio Estadual desde da gestão do então prefeito Fernão, de acordo com informações Mary Dias teve no colégio Estadual e os alunos reivindicar a volta do café da manhã, vamos esperar que a prefeita juntamente com a secretaria de educação Sandra Dias se sensibilize com os alunos da zona rural e retorne o café da manhã naquela escola.
Quanto a direção é preciso ficar atenta para que falta de comunicação dessa natureza não volte a acontecer.
Já O Colégio José Pires também só teve duas aulas na noite desta sexta-feira (24), de acordo com os estudantes.
Conheça o Programa Ensino Médio Inovador que será implantado no CECC depois da aprovação da PRC.
O programa Ensino Médio Inovador – EMI foi instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, no contexto da implementação das ações voltadas ao Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. A edição atual do Programa está alinhada às diretrizes e metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024 e à reforma do Ensino Médio proposta pela Medida Provisória 746/2016 e é regulamentada pela Resolução FNDE nº 4 de 25 de outubro de 2016.
O objetivo do EMI é apoiar e fortalecer os Sistemas de Ensino Estaduais e Distrital no desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio, disponibilizando apoio técnico e financeiro, consoante à disseminação da cultura de um currículo dinâmico, flexível, que atenda às expectativas e necessidades dos estudantes e às demandas da sociedade atual. Deste modo, busca promover a formação integral dos estudantes e fortalecer o protagonismo juvenil com a oferta de atividades que promovam a educação científica e humanística, a valorização da leitura, da cultura, o aprimoramento da relação teoria e prática, da utilização de novas tecnologias e o desenvolvimento de metodologias criativas e emancipadoras.
As ações propostas devem contemplar as diversas áreas do conhecimento a partir do desenvolvimento de atividades nos seguintes Campos de Integração Curriculares (CIC):
I - Acompanhamento Pedagógico (Língua Portuguesa e Matemática);
II - Iniciação Científica e Pesquisa;
III - Mundo do Trabalho;
IV - Línguas Adicionais/Estrangeiras;
V - Cultura Corporal;
VI - Produção e Fruição das Artes;
VII - Comunicação, Uso de Mídias e Cultura Digital;
VIII - Protagonismo Juvenil.
Estas ações são incorporadas gradativamente ao currículo, ampliando o tempo na escola, na perspectiva da educação integral e, também, a diversidade de práticas pedagógicas de modo que estas, de fato, qualifiquem os currículos das escolas de Ensino Médio.
A adesão ao Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, que selecionam as escolas de Ensino Médio que participarão do programa EMI. Essas escolas receberão apoio técnico e financeiro por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de suas Propostas de Redesenho Curricular (PRC).
As Propostas de Redesenho Curricular (PRC) deverão estar alinhadas com os projetos político-pedagógicos das escolas, articulando as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução CEB/CNE n. 2, de 30 de janeiro de 2012).
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