Adicionar legenda |
A falta de atenção com os familiares faz com que as separações aconteçam e os filhos se desviem por caminhos escusos. Muitos cônjuges se surpreendem com um pedido de divórcio ou com os filhos envolvidos com más companhias e vícios. Nada disso acontece de repente, mas acaba passando despercebido.
Para aproveitar melhor o tempo em família, vale algumas dicas:
1- Qualidade de tempo
Otimize as horas de seu dia designando o período para passar com os familiares. Lembre-se que não é a quantidade que manterá a união familiar e sim a qualidade de tempo.
2- Equilíbrio
Promova equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal. Procure não se desgastar tanto, com calma todos os afazeres rendem mais.
3- Prioridade
Dê preferência por participar da vida familiar. Assim, quando você estiver com a família dê a ela toda a sua atenção.
4- Tempo para tudo
O trabalho, o computador, o celular, o jornal ou qualquer outra atividade podem ser realizados em um tempo certo, mas não condizem com os momentos em família.
5- Diálogo
Converse verdadeiramente com todos que ama. Desenvolva com eles diálogos francos e sinceros. Ouça seus familiares e dê valor à opinião deles.
6- Seja compreensivo
Não existe bom relacionamento sem compreensão do outro, então procure ser mais tolerante e, mesmo sem concordar, respeite a maneira do outro ser e agir.
7- Sem pressa
Nos momentos designados à família, fuja da pressa e aproveite a oportunidade. Se você não pode estar com eles em todos os jantares, por exemplo, convide-os para um jantar tranquilo pelo menos uma vez na semana.
8- Divirta-se em família
Brinque com seus filhos com disposição e alegria. Você vai conhecê-los muito mais, além de desfrutar de momentos de pura satisfação. Promova passeios familiares e momentos de descontração.
9- Divirta-se com seu cônjuge
Escolha momentos a ser vividos a dois. Passeie com seu cônjuge o máximo que puder e com muita animação.
10- Cultive o bom humor
Procure afastar os problemas do cotidiano e tenha sempre um sorriso a oferecer aos familiares. Nunca se esqueça de dizer o quanto eles são importantes para você.
11- Demonstre admiração
Claro que você admira seus familiares, mas precisa dizer e demonstrar isso a eles. Tudo bem que às vezes será preciso fazer alguma crítica, mas dê ênfase ao que eles têm de bom e elogie.
12- Valorize quem você ama
Não corra o risco de descobrir tardiamente o quanto seus familiares são importantes para você. Dê valor agora: ame, sorria, elogie, viva e seja feliz com sua família hoje.
Seguir essas dicas é garantia de fazer toda a diferença. Conquistar um ótimo relacionamento familiar e construir felicidade genuína. Afinal, como escreveu Leon Tolstoi: "A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família".
Fonte; Site Familia.com.br
Suely Buriasco
Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).