residencias de pessoas com problemas mentais,Foto: Deixa Comigo Macajuba) |
Um problema que vem preocupando em Macajuba é a situação de algumas pessoas com problemas mentais.
Lamentavelmente a mente do ser humano as vezes passa por situações difíceis incontrolável e não é por que quer, em meio a esse problema triste a família muitas vezes se afasta e fica por conta do poder público, mas em Macajuba as autoridades não têm conseguido conter o problema temos relatos triste.
Vamos preservar o nome dessas pessoas afinal de contas eles não pediram para estar nestas situações, em Macajuba R tem crises e segundo os moradores a jovem quebra garrafa, queima lixos uma situação dolorosa e perigosa.
Em Nova Cruz M chega tirar o pênis na frente das crianças, os moradores da rua Aurora vivem em situação de ameaça muito sem aguentar mais, já chegou a bater, mulheres evitam trafegar na rua sozinha por causa do jovem.
Além desses em Nova Cruz outros casos acontecem, uma família que o vereador Adenor Brandão (Toi) disse na câmara que estava sendo acompanhada, um dos jovens com problemas mentais sofre a noite toda com um problema de garganta sem suportar o jovem faz barulhos autismos durante a noite onde várias ruas do distrito ouvem e nem uma providencia para a garganta do jovem é tomada pela secretaria de saúde.
Outra senhora com problemas mentais as vezes grita a noite inteira e várias ruas do distrito também ouve os gritos.
Tanto a assistência social do município quanto a secretaria de saúde informaram que o governo não interna mais esse tipo de caso.
A secretaria de saúde mandou uma nota para O Blog do Povo Macajubense dizendo que o município conta com psiquiatra e o apoio das USF.
Ainda de acordo com a secretaria de saúde para ter um Caps o município teria que ter acima de 15 mil habitantes, não interna como antigamente, por causa da reforma psiquiatra.
O ministério da saúde não repassa para área de saúde mental.
Fomos informados ainda pela secretaria de saúde que R e M estão sendo acompanhado pela unidade Clemeceu Teixeira em Macajuba e que ambos têm medicamentos aplicados em 15 em 15 dias no posto de saúde.
Sabemos as dificuldades e as burocracias que a secretaria de saúde enfrentam, mas está faltando mais empenho, o acompanhamento muito fraco, os casos se alastra podendo acontecer até uma tragédia, a prefeitura tem recursos e profissionais para fazer muito mais.
Macajuba conta com um grande psiquiatra Dr. Guilherme que passa ótimos medicamentos, por isso é possível sim muito mais atenção e dedicação a casos de pessoas com problemas mentais.