(Imagem ilustrativa) |
Vale ressaltar que todas as Unidades possuem médico exercendo suas funções conforme preconiza o Ministério da Saúde.
Outro ponto importante a ser destacado é sobre a portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, onde um dos fundamentos e diretrizes é: adscrever os usuários e desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado. A adscrição dos usuários é um processo de vinculação de pessoas e/ou famílias e grupos a profissionais/equipes, com o objetivo de ser referência para o seu cuidado.
Isso significa dizer, que todo paciente deverá procurar a sua unidade de referência, ou seja, na qual ele está cadastrado e acompanhado pelo Agente Comunitário de Sáude da área de abrangência. Logicamente se for um paciente que necessite de cuidados de urgência e emergência ele deverá ser atendido em qualquer Unidade / Instituição de Saúde. Segue em anexo fluxograma das Unidades.
No caso da paciente citada na reportagem, entrei em contato com os profissionais da Unidade de Saúde do Clemenceau Teixeira e os mesmos informaram que não se recordavam deste caso e que mesmo as pessoas sendo referência de outras Unidades da Zona Rural, eles atendem e informam que eles devem procurar sua unidade de referência para ter um cuidado continuado.Fonte: Secretaria de saúde.
Curta Nossa Pagina no Facebook