sábado, 24 de fevereiro de 2024

Jovem diagnosticado com dengue apresenta sintoma inédito: ereção de 18 horas



Compartilhe

Pesquisadores de Burkina Faso, país afrifcano que fica entre Mali e Gana, têm nas mãos um caso curioso para ser estudado: um jovem de 17 anos que foi diagnosticado com dengue apresentou uma ‘ereção vigorosa’ durante 18 horas seguidas. O diagnóstico foi divulgado no último domingo (18) na revista científica Urology Reports.

Segundo o estudo, o jovem africano já estava internado há cinco dias quando começou a apresentar o sintoma, chamado tecnicamente de ‘priapismo arterial’. Os médicos afirmam que a ereção surgiu de forma espontânea, sem nenhum estímulo sexual. O jovem recebeu bolsas de gelo no pênis para minimizar o fluxo sanguíneo e o órgão voltou ao estado normal aós dois dias.

Os pesquisadores afirmam que vazamentos vasculares podem acometer pacientes com dengue, mas o sintoma apresentado pelo adolescente nunca foi registrado na literatura médica. O caso deve ser estudado pelos especialistas.

O quadro sintomático da dengue inclui, segundo o Ministério da Saúde:

Febre alta (maior que 38ºC);
Dor no corpo e nas articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal-estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo;
Além desses sintomas, o Ministério de Saúde recomenda que as pessoas estejam atentas aos sinais de alerta e de agravamento do quadro, que podem levar a choque grave e até morte. Os sinais de alarma são os seguintes:

Dor abdominal intensa e contínua;
Vômitos persistentes;
Acúmulo de líquidos;
Letargia ou irritabilidade;
Aumento progressivo do hematócrito;
Sangramento de mucosa.





Publicidade

Publicidade







 Publicidade






Publicidade





Publicidade





Publicidade







Publicidade Google