sexta-feira, 28 de abril de 2023

Presidente da Câmara de Vereadores de Macajuba participou de reunião da Comissão dos Direitos da Mulher



Compartilhe


“Mais uma reunião ordinária da Comissão dos Direitos da Mulher. Nesta quarta (26), a companheira Professora Fabrizzia, Vereadora do município de Macajuba, esteve presente e acompanhou os trabalhos do colegiado.


Neusa Cadore

Deputada Estadual PT-BA” Escreveu Neusa.

Durante a sessão da Câmara Municipal de Macajuba desta quinta-feira (27) Fabrizzia(PT) falou sobre a sua participação no evento.

A Comissão dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), aprovou na manhã de quarta-feira (26), durante a 6ª reunião ordinária, a participação do colegiado na 1ª Conferência das Vereadoras do Estado da Bahia, marcada para o dia 3 de maio, às 9h, no Auditório Jornalista Jorge Calmon, na sede do Parlamento estadual. Segundo a presidente da comissão, deputada Soane Galvão (PSB), as integrantes do colegiado vão reforçar o apoio às edis no enfrentamento à violência política e orientá-las acerca dos principais desafios impostos em razão do machismo.

 

“Nas sessões da comissão, escutamos algumas vereadoras, que relataram casos de violência, não apenas política, mas assédio. Então, precisamos debater o tema, instruí-las e fortalecê-las”, afirmou.

 

Além disso, a comissão aprovou a realização das audiências públicas sobre o funcionamento das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) no dia 7 de junho; e sobre os vários estágios da maternidade, ainda sem data definida. As propostas foram apresentadas pelas deputadas Ludmilla Fiscina (PV) e Neusa Cadore (PT), respectivamente. Por requerimento verbal da deputada Maria del Carmen (PT), a comissão votou pela participação do colegiado no Fórum sobre Fibromialgia, que será promovido no dia 25 de maio.

 

“O mês de maio é o mês da fibromialgia, doença que afeta tantas mulheres. A fibromialgia não afeta apenas fisicamente, mas também emocionalmente. Por isso, a Comissão da Mulher não pode ficar distante deste debate”, ressaltou.

 

Ainda durante a reunião desta quarta, a presidente da Comissão da Mulher distribuiu dois projetos de lei para a relatoria. O PL nº 23.148/2019, proposição da deputada Neusa Cadore, foi entregue à deputada Fátima Nunes (PT), que será a relatora. O projeto dispõe sobre a aplicação da medida coercitiva administrativa ao agressor para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Já o PL nº 20.127/2012, proposto por Maria del Carmen, contará com relatoria da deputada Kátia Oliveira (UB). A matéria institui o dia 25 de novembro como o Dia Estadual pela Eliminação da Violência contra a Mulher.

 

Outra questão que foi votada pelas deputadas foi a definição de Salvador como primeiro município a ser visitado pela comissão itinerante, constituída no bojo do colegiado para inspecionar em repartições públicas casos de violência contra mulheres. Além disso, a deputada Fátima Nunes (PT) ressaltou a necessidade de as mulheres ocuparem os espaços de poder. Como exemplo de êxito, a parlamentar destacou a posse da ex-presidente Dilma Rousseff no comando do Banco de Desenvolvimento do Brics. Por fim, a legisladora lamentou a morte de Dona Olga Conceição Cruz, Nengua Guanguancese, matriarca do centenário terreiro Bate Folha.

 Deixa Comigo Macajuba 12 anos O Blog do Povo Macajubense.



PUBLICIDADE


 







Publicidade Google