(Cartório de Macajuba,Foto: Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) |
Em 2007 O comunicador Cristiano Silva, levou a público em seu programa na Capivari FM, na época, sobre o atendimento do cartório de Macajuba, na mesma época o vereador Zé Filho, também falou sobre o assunto na câmara de vereadores.
Quem pensa que o cartório melhorou se enganou, por diversas vezes O Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM), vem recebendo constantes queixas dos moradores sobre o atendimento e o que é pior o cartório fica mais fechado do que aberto.
Na sessão desta segunda-feira, 24 de outubro de 2016, o assunto voltou a ser discutido na câmara de vereadores, os vereadores Neto Macêdo e Zé Filho, falaram sobre o mal funcionamento do cartório.
O presidente da Câmara, Ivan Pamponet, prometeu colaborar com transporte para buscar a funcionaria nos casos de urgência até ser tomada uma medida para resolver o problema.
Na manhã desta quarta-feira, 26 de outubro de 2016, após algumas críticas sobre o cartório nas redes sociais, O Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM), foi até o cartório que estava fechado.
Os vereadores podem colaborar, mas o assunto não é da competência deles o cartório é um órgão da justiça.
Onde posso reclamar dos serviços de cartório? A quem reclamar dos serviços de cartório quando sou mal atendido? Todo cartório é administrado por um Tabelião: porém quem dá as ordens é os Estado, ou seja, quem controla tudo é o estado desde os preços dos serviços prestados até a postura do funcionário ou do próprio Tabelião junto a população. É obrigação dos funcionários e Tabeliães dos cartórios prestar um serviço de qualidade aos usuários, respeitando a tabela de preços os horários de atendimento os prazos para entregas de documentos entre outros conforme as diretrizes do estado onde o cartório está localizado. O estado tem por obrigação fiscalizar e investigar as denúncias vinda do público em relação a qualquer procedimento inadequado de um funcionário ou Tabelião de um cartório.
Para fazer isso o estado nomeia um Juiz de direito em cada cidade para fazer valer os direitos e deveres de cada um.
Todo e qualquer cidadão que se sentir ofendido, injustiçado, ou lesado por funcionários ou Tabeliães de qualquer cartório, deve procurar o Fórum da sua cidade e procurar saber quem é o Juiz corregedor daquele cartório e levar até ele a sua denúncia ou reclamar dos serviços de cartório que lhe foi prestado.
Todas as denúncias são analisadas pelo Juiz e quando houver fundamento daquele que foi reclamar dos serviços de cartório o Tabelião será convidado através de um ofício a comparecer ao fórum afim de prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.
A punição ao Tabelião vai desde uma advertência verbal a desoneração do cargo, portanto sua denúncia com fundamentos não será em vão.
Não é interessante para o Tabelião que o usuário procure um Juiz corregedor para reclamar dos serviços de cartório prestado por ele, porém ainda há aqueles se prevalecem de algumas situações certos da impunidade devido a falta de informação da população na hora de reclamar ou denunciar.
Não existe em reclamar dos serviços de cartório e outros serviços públicos quando estes deixarem a desejar.
Todo órgão Público tem por obrigação prestar um serviço de qualidade a população e quando isso não acontecer reclame denuncie, você pode denunciar e reclamar dos serviços de cartório, pode denunciar e reclamar dos serviços de delegacias, denunciar reclamar dos serviços de Hospitais, denunciar reclamar dos serviços da receita federal enfim, é o nosso direito reclamar e denunciar aquilo que não está certo, sempre haverá alguém ou órgão acima daquela instituição para fiscalizar e punir na forma da lei.
Reportagem: Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM)
Para chegar nossas matérias em seu WhatsApp, basta salvar nosso número e pedir para receber (74)9 99959451
Publicidade Google
Atenção essa matéria é exclusiva do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) e não pode ser copiada sem autorização podendo ser punido no Art. 184 do Código Penal.
O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).